O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve se reunir com nove embaixadores nesta sexta-feira (3) para receber cartas credenciais. Os documentos pedem para que o petista dê credibilidade às falas dos embaixadores como representantes diretos das Nações.
O primeiro que deverá se encontrar com Lula é o embaixador do Reino Unido, Stephanie Al-Qaq. A reunião está marcada para às 10h, no Palácio do Planalto.
Na sequência, o presidente brasileiro receberá os representantes da China, Síria, Zimbábue e El Salvador. Os embaixadores da República Tcheca, Filipinas e Turquia também devem se reunir com o petista.
Lula ainda receberá a embaixadora dos Estados Unidos, Elizabeth Bagley. Além da entrega das cartas credenciais, Lula e Elizabeth devem debater a visita do brasileiro ao presidente dos EUA, Joe Biden, na próxima semana.
Leia também
- Lula recua e não descarta tentar reeleição em 2026
- Abin nega envolvimento em plano golpista denunciado por Marcos do Val
- Morte de Glória Maria repercute entre políticos e autoridades
Reuniões com ministros
Antes dos encontros com embaixadores, Lula terá uma reunião com os ministros Alexandre Padilha (Relações Institucionais) e Paulo Pimenta (Comunicações). O presidente se reúne diariamente com os dois ministros para debater os assuntos do dia e as articulações com o Congresso Nacional.
Em seguida, ele terá um encontro com o advogado-geral da União, Jorge Messias. O Planalto não informou o tema da reunião, mas os ataques de 8 de janeiro e as declarações do senador Marcos do Val sobre um plano golpista arquitetado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) devem estar na pauta.
IG ÚLTIMO SEGUNDO