Diante dos números preocupantes de casos de leishmaniose canina e em humanos que vêm sendo registrados em Rondonópolis, médicos veterinários da cidade vão promover, na próxima quarta-feira (4), no auditório da Câmara Municipal, a partir das 19h30, a palestra “Leishmaniose: Como combater o avanço desse mal?”.
A palestra é gratuita e contará também com a participação de representantes do Conselho Regional de Medicina Veterinária de Mato Grosso (CRMV/MT), que é presidido por Aruaque Lotufo.
A palestra será proferida pelo médico veterinário Filipe Dantas-Torres, que é formado pela Universidade Federal Rural de Pernambuco, pesquisador da Fundação Oswaldo Cruz, mestre, doutor e PhD, especialista em Parasitologia Veterinária do Colégio Europeu de Parasitologia Veterinária; editor chefe da revista Parasitas e Vetores; um dos diretores da Associação Mundial para o Avanço da Parasitologia Veterinária. Conhecido internacionalmente pelos seus trabalhos em Parasitologia e Saúde Pública.
Conforme o médico veterinário, Érico Morais, a palestra foi possível por meio do apoio do MSD Saúde Animal, que em função da situação emergencial com relação à leishmaniose na cidade, tornou possível a vinda do especialista.
“O que queremos é saber o que funciona e o que não funciona para o controle da leishmaniose, porque o que queremos é conseguir controlar a doença em Rondonópolis”, destacou.
O veterinário acrescenta que a realização dessa palestra busca a conscientização e apresentação de novas diretrizes para o seu enfrentamento da leishmaniose nesse momento que a cidade está presenciando um aumento preocupante dos casos em humanos, inclusive com óbitos de bebês nos últimos dias.
“É fundamental a união da classe veterinária, dos órgãos públicos de saúde e da sociedade organizada e suas várias entidades para poder controlar essa doença”, finalizou Érico. A palestra conta também com o apoio do A TRIBUNA.
Fonte Danielly Tonin