O presidente regional do PL, o ex-prefeito Ananias Filho, afirmou para o A TRIBUNA que o projeto da sigla para 2026, em Mato Grosso, é disputar o comando do Palácio Paiaguás com candidatura própria e previu ainda que “o próximo governador de Mato Grosso será eleito onde a sigla (PL) estiver”, dando a entender que não estão descartadas alianças em que o partido não seja cabeça de chapa.
Hoje, a sigla tem como pré-candidato o senador Wellington Fagundes, que não terá nada a perder, aliás, só a ganhar, já que tem mandato garantindo até o final de 2031.
O presidente liberal ainda negou qualquer conversa em andamento no sentido de que o partido possa indicar, na eleição do próximo ano, a primeira-dama de Cuiabá, a vereadora Samantha Iris (PL), como vice numa chapa encabeçada pelo empresário Otaviano Pivetta, atual vice-governador.
Nos bastidores, o nome da vereadora Samantha Iris vinha sendo ventilado como possível opção de consenso para fechar uma aliança entre o PL e o Republicanos de Otaviano Pivetta, que conta hoje com o apoio do atual governador Mauro Mendes (UB).
“Não procede. O projeto do PL é ter candidatura própria”, atestou Ananias à reportagem, destacando a performance da sigla nas eleições municipais de 2024 como preponderante para fortalecer o projeto estadual em 2026.
O PL elegeu, no ano passado, prefeitos nas maiores cidades do estado, como Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis, Sinop e Primavera do Leste. Segundo Ananias Filho, o resultado eleitoral de 2024 mostra que a legenda “construiu musculatura política” para uma candidatura majoritária ao Palácio Paiaguás no próximo ano.
“Nós fizemos o dever de casa, construímos musculatura para trabalharmos candidaturas e temos credenciais para disputar o Governo de Mato Grosso com um nome do PL”, reiterou o atual secretário de Governo da gestão do prefeito cuiabano Abílio Brunini (PL).
“Eu te digo mais, o próximo governador de Mato Grosso será eleito onde o PL estiver”, emendou ele, afirmando que a sigla terá protagonismo na disputal eleitoral de 2026.
Fonte: Valdeque Matos