Uma cerimônia na Praça Brasil, no centro da cidade, na manhã desta terça-feira (2), marcou o início em Rondonópolis das comemorações pelos 203 anos da Independência do Brasil, proclamada em 7 de setembro de 1822 por Dom Pedro I.
Como parte das tradições e valores nacionais, a abertura da Semana da Pátria contou com hasteamento da bandeira nacional na Praça Brasil e o acendimento da Chama da Pátria, que simboliza o início da semana comemorativa. Pelo país estar em luto oficial pela morte, no último sábado (30), do escritor Luis Fernando Veríssímo, a bandeira brasileira foi hasteada a meio mastro.
A cerimônia de abertura da Semana da Pátria em Rondonópolis contou com as presenças do secretário municipal de Educação, Carlos Júnior, da juíza da Vara Especializada da Infância e Juventude, Maria das Graças Costa, representantes do 18º Grupo de Artilharia de Campanha (GAC) e das forças de segurança estaduais, além de estudantes das escolas militares Tiradentes e Dom Pedro I.

“A comemoração da Semana da Pátria é um ato simbólico importante para o nosso país, pois relembra a nossa independência como nação, como País. É uma alegria estar aqui para celebrar este momento que resgata o nosso patriotismo e o nosso compromisso de construção de um país e uma cidade mais prósperos”, disse o secretário Carlos Júnior.
Ele aproveitou ainda o momento para destacar o momento vivido por Rondonópolis, que acaba de receber o anúncio de um investimento privado bilionário na construção de uma usina de etanol de milho, por meio de uma parceria da Amaggi e a Inpasa. Durante a construção da usina estão previstos a geração de até 2000 empregos diretos e, para a operação, 350 diretos.
“A cidade vive um novo momento, com anúncio de um investimento de R$ 2,5 bilhões, que representa mais empregos e um tempo de prosperidade à nossa cidade”, emendou o secretário.
A Semana da Pátria se encerra no dia 7 de setembro (domingo), com o tradicional Desfile Cívico, que acontecerá na avenida Amazonas, a partir das 8h. A expectativa é reunir milhares de pessoas. “O desfile de 7 de Setembro é o ponto alto da Semana da Pátria e será um grande dia de festa para o Brasil e Rondonópolis”, prevê Carlos Júnior.
