25.2 C
Rondonópolis
quarta-feira, outubro 15, 2025

Buy now

Protagonismo de Mato Grosso: Catadores debatem políticas públicas para a Amazônia Legal no V ECAL em Belém

Belém, Pará – Lideranças de Catadores de Materiais Recicláveis de Mato Grosso marcaram presença no V Encontro dos Catadores e Catadoras da Amazônia Legal (V ECAL), realizado entre os dias 30 de setembro e 02 de outubro, na capital paraense. O evento, articulado pela Rede de Catadores da Amazônia Legal (RECAL), que congrega 9 estados e 51 empreendimentos, teve como foco central a busca pela implantação de políticas públicas adequadas que atendam às necessidades da categoria na região.
Considerado um importante evento pré-COP30 – a Conferência do Clima da ONU que Belém sediará em 2025 – o V ECAL reforçou o papel essencial dos catadores na economia circular e na conservação ambiental da Amazônia.
Diálogo de Alto Nível e Compromisso Governamental
O encontro proporcionou um espaço inédito de diálogo direto entre os catadores e importantes figuras do cenário político e institucional do país.
O Diálogo Ministerial contou com a participação do Ministro-Chefe da Secretaria Geral da Presidência da República, Marcio Macedo, e do Secretário Nacional de Meio Ambiente Urbano e Qualidade Ambiental do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Adalberto Maluf. A mesa de debates incluiu ainda a Presidente da UNICOPAS, Claudete Costa, e o representante do Comitê Interministerial para Inclusão Socioeconômica de Catadores, Ary Moraes.
No debate sobre a Inclusão Cidadã dos Catadores da Amazônia Legal, estiveram presentes o Dr. Claúdio Santos, da Defensoria Pública da União, os conselheiros do Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH) Darcy Souza e Francisco Nascimento, e o Secretário Estadual de Meio Ambiente do Pará, Rodolfo Zaluth. A Fundação Banco do Brasil e a Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia, representada pelo superintendente Paulo Roberto Rocha, também se juntaram aos debates.
Vozes de Mato Grosso: Experiência e Aprendizado

As lideranças de Mato Grosso destacaram a relevância da participação no V ECAL.
Para Manoel Messias, representante da Cotramar, de Campo Verde-MT, o encontro foi uma valiosa oportunidade: “O encontro possibilitou o conhecimento de várias políticas públicas, inclusive o diálogo com entidades públicas que trouxe grandes aprendizados”.
A Presidente da Araguaia Recicla, de Alto Araguaia-MT, expressou a emoção de participar dos debates estratégicos: “A experiência foi única, poder sentar ao lado do Ministro Marcio Macedo, em uma mesa de diálogo sobre política pública, onde participam lideranças importantes como Claudete Costa, Aline Souza do MNCR, Severino Lima, presidente da International Alliance of Waste Pickers e catador do MNCR. Dialogar abertamente com o Secretário do MMA Dr. Adalberto Maluf sobre as dificuldades dos Catadores da Amazônia Legal”.
Agradecendo o esforço da equipe técnica — Marcela Vieira, Minoru Kodama e Yukie Kohata — que se empenhou na realização do evento junto com as lideranças, a presidente reforçou a importância da mobilização.
Com mais de 26 anos de militância no Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR), Carmelinda Pereira enfatizou a força da união. “Cada encontro é único e trazemos muitos aprendizados. A ASSCAVAG tem passado por muita luta, mas vencemos cada uma porque temos união”, ressaltou.
Mato Grosso também contou com a liderança de Kely Galvão, da Chopchamar, que contribuiu ativamente para o evento, promovendo uma valiosa troca de experiências com os demais companheiros da Rede.
O V ECAL se consolida como um marco na luta por direitos e valorização profissional dos catadores da Amazônia Legal, reafirmando-os como protagonistas no desenvolvimento sustentável e na gestão de resíduos na região.

GALERIA:

ASSESSORIA

Artigos relacionados

- Advertisement -spot_img

Últimas Notícias