Um trabalho técnico, silencioso e de alta precisão realizado pela Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) de Mato Grosso resultou, nos últimos dois meses, na recuperação de um patrimônio avaliado em mais de R$ 1 milhão para cidadãos que haviam sido vítimas de criminosos. Entre agosto e setembro, a atuação da Gerência de Perícias de Identificação Veicular foi fundamental para confirmar a adulteração e viabilizar a restituição de 16 veículos, entre caminhonetes, automóveis e motocicletas, que haviam sido roubados ou furtados.
Nesse período, a Politec realizou um total de 234 perícias em veículos e componentes automotivos sob suspeita, um volume que demonstra a intensidade do combate a um dos crimes que mais causa prejuízo à população e que alimenta uma vasta rede de ilegalidades, como o desmanche e a clonagem.
O laudo pericial emitido pela Politec é a peça que transforma um veículo recuperado pela polícia em um bem oficialmente devolvido ao seu dono.
É através da análise científica que os peritos conseguem “desmascarar” as fraudes, revelando os sinais identificadores originais – como o número do chassi e a numeração do motor – que foram raspados, remarcados ou adulterados pelos criminosos.
A verdade científica a serviço da Justiça
Para o gerente da unidade, o perito oficial criminal Joel Paim, os resultados vão além dos valores financeiros e refletem o impacto direto da ciência na segurança pública.
“Cada laudo representa não apenas a recuperação de um patrimônio, mas também o fortalecimento da confiança do cidadão nas instituições públicas.
A atuação técnica e criteriosa da Politec reforça o compromisso da instituição com a defesa do patrimônio da sociedade e o enfrentamento qualificado à criminalidade, assegurando que a verdade científica contribua diretamente para a Justiça e para a sensação de segurança da população”, destacou Paim.
.
Uma vez que o laudo comprova a adulteração e identifica o veículo original, o proprietário pode iniciar o processo de regularização junto ao Departamento Estadual de Trânsito (Detran), que inclui a remarcação dos sinais identificadores conforme a legislação, para poder voltar a circular com seu bem de forma legal e segura.
.Atuação Integrada nas ruas
Além do trabalho técnico em seu laboratório, a equipe da Gerência de Identificação Veicular tem sido uma força ativa nas ruas, participando de grandes operações integradas de segurança pública.
A expertise dos peritos foi empregada nas operações “Compra Segura”, da Delegacia de Repressão a Roubos e Furtos de Veículos, que visa a coibir a venda de veículos irregulares, e também nas operações “Lei Seca” e “Tolerância Zero Sobre Duas Rodas”, coordenadas pelo Gabinete de Gestão Integrada (GGI) da Sesp.
A presença de peritos nessas blitze permite uma verificação imediata e aprofundada de veículos suspeitos, agilizando a identificação de possíveis clones ou produtos de roubo, e demonstrando a importância da colaboração entre as diferentes forças para fechar o cerco contra a criminalidade no trânsito.
.
Fonte: Da redação com Assessoria