Um dos principais assuntos debatidos na ordem do dia, ontem (14), na Câmara Municipal, diz respeito a prorrogação do concurso municipal da educação, que vence em 30 de novembro. A situação deve estar na pauta da sessão ordinária de hoje (15).
Os vereadores devem apreciar pedido de convocação, feito pelo vereador Vinícius Amoroso (PSB), dos secretários municipais de Educação, Carlos Júnior e de Administração e Gestão de Pessoas, Luciano Rodrigues, para que expliquem qual será o direcionamento adotado pela gestão municipal.
Amoroso explicou que o concurso da educação, que foi realizado em 2023, pode ser prorrogado por mais dois anos, ou a gestão municipal ainda pode convocar os candidatos que ainda aguardam por uma vaga.
O vereador destacou que a maior parte dos profissionais aprovados que aguardam pela convocação já atuam na rede municipal de educação como professores temporários.
“Então, defendemos que o Município convoque esses profissionais e, ainda que não seja feita a prorrogação do concurso, possa fazer mais uma convocação dos que estão aguardando”.
O parlamentar acrescentou que já esteve reunido com o secretário de Educação para tratar do assunto, que adiantou que a gestão municipal tem a intenção de realizar um novo concurso para a educação.
“Mesmo assim, defendemos que, pelo menos, caso não seja feita a prorrogação do concurso, a prefeitura convoque os que passaram e ainda aguardam”, ponderou Amoroso.
O concurso da educação foi realizado no final de 2023 e previa somente vagas em cadastro reserva. Nos últimos dois anos, a prefeitura fez a convocação de aproximadamente mil professores aprovados no certame.
Fonte: Danielly Tonin