32.2 C
Rondonópolis
sexta-feira, outubro 24, 2025

Buy now

Projeto Araguaia Recicla+Educa Leva Conscientização Ambiental a 400 Alunos em Escola Estadual Maria Auxilidora

Alto Argauaia MT- 24/10/2025 – A importância da destinação correta dos resíduos e os benefícios da reciclagem foram o foco de uma intensa semana de educação ambiental na Escola Estadual Maria Auxiliadora, na cidade de Alto Araguaia . Cerca de 400 alunos participaram das atividades promovidas pela Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis Araguaia Recicla, em uma ação que integra o projeto Araguaia Recicla+educa.

As palestras e dinâmicas, realizadas pelos próprios catadores,  Kátia Nabiane, Marcos Wagener e Adriana Lina, e tiveram como objetivo principal apresentar aos estudantes o impacto positivo que a separação correta do lixo tem para o meio ambiente e para a comunidade local, gerando renda e dignidade para as famílias dos associados.

Durante as sessões, os alunos aprenderam de forma prática:

  • A Importância da Destinação Correta: Os riscos do descarte inadequado, como a poluição de rios e solo e o acúmulo em lixões, foram abordados, destacando a importância da coleta seletiva.
  • Quais Materiais Podem ser Reciclados: Foi apresentado o vasto leque de materiais passíveis de reciclagem, como plásticos, papéis, vidros e metais, desmistificando o que é ou não reciclável.
  • Como Separar: Os catadores instruíram os estudantes sobre as técnicas simples e eficientes de separação dos resíduos secos e orgânicos em suas casas.

A iniciativa faz parte do projeto Araguaia Recicla+educa, que tem como foco a conscientização da comunidade escolar sobre a gestão de resíduos sólidos. A ação na Escola Estadual Maria Auxiliadora contou também com a participação da Associação de Catadores ASCALTO, reforçando a união e a relevância do trabalho conjunto das entidades na promoção da sustentabilidade regional.

“É fundamental que a conscientização comece nas escolas. Estes jovens são multiplicadores, levando o conhecimento sobre reciclagem para dentro de suas casas e para toda a comunidade,” afirmou Adriana Lina associada da Araguaia Recicla”.

O projeto Araguaia Recicla+educa demonstra o compromisso das associações de catadores não apenas com a coleta e destinação, mas também com a formação de uma nova consciência ambiental na região do Araguaia, essencial para um futuro mais sustentável. Os catadores se colocam como protagonistas na cadeia da reciclagem e, agora, também na educação ambiental. Afirmou a Idealizadora do Projeto Kátia Nabiane.

GALERIA:

ASSESSORIA

Artigos relacionados

- Advertisement -spot_img

Últimas Notícias