26.1 C
Rondonópolis
quinta-feira, novembro 6, 2025

Buy now

Bancos promovem mutirão para negociar dívidas bancárias em atraso

Consumidores com dívidas em cartão de crédito, cheque especial, crédito consignado e outras modalidades bancárias têm até o dia 30 de novembro para participar do Mutirão de Negociação e Orientação Financeira, iniciativa que reúne mais de 160 instituições financeiras e conta com o apoio do Banco Central, da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) e dos Procons.

O mutirão não abrange financiamentos de veículos, motocicletas e imóveis, mas contempla outras dívidas de crédito contratadas com bancos e instituições financeiras.

As negociações podem ser realizadas diretamente com as instituições participantes, pelos canais oficiais de atendimento, ou de forma digital pelo portal Consumidor.gov.br um serviço público e gratuito que conecta consumidores e empresas para solução de conflitos de consumo.

Para negociar na plataforma, é necessário possuir conta Prata ou Ouro no Gov.br. Podem ser incluídas dívidas em atraso que não tenham bens em garantia e que não estejam prescritas.

Segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), o mutirão oferece condições especiais de pagamento, como parcelamento facilitado, descontos no valor total da dívida e redução de juros para refinanciamento.

Consumidores também podem procurar os Procons que aderiram à ação para receber apoio presencial e auxílio no processo de negociação junto aos canais digitais dos bancos.

“Para as pessoas superendividadas, o fluxo de negociação é diferente, pois exige um maior entendimento das dívidas e o apoio do Procon para a criação de um plano de pagamento”, explica a Febraban.

Como participar

Todas as informações sobre o mutirão, a lista de instituições participantes e os canais de negociação estão disponíveis na plataforma Meu Bolso em Dia, da Febraban.

Para aderir, o consumidor pode acessar o site www.consumidor.gov.br, realizar o login, selecionar a instituição com a qual deseja negociar e seguir as orientações. As empresas têm até dez dias para responder à solicitação.

O consumidor também pode consultar o Registrato, sistema do Banco Central que apresenta um relatório atualizado de dívidas e relacionamentos financeiros.

Caso a dívida não seja com uma instituição financeira, é possível buscar o Feirão Serasa Limpa Nome, que oferece oportunidades de quitação de débitos não bancários  como contas de varejo, telecomunicações, concessionárias de energia, universidades e financeiras com descontos especiais.

O atendimento também está disponível em agências dos Correios participantes do feirão.

Fonte: Portal da Cidade Paranavaí

Artigos relacionados

- Advertisement -spot_img

Últimas Notícias