Diante do caso de violência ocorrido nesta segunda-feira (10), na Escola Estadual Domingos Aparecido dos Santos, localizada no Conjunto São José, no qual um adolescente de 16 anos esfaqueou uma menina de 13 anos, os vereadores aprovaram projeto de lei que autoriza a prefeitura a instalar detectores de metais na entrada das escolas da rede municipal. Com a aprovação na sessão ordinária da Casa de Leis, o projeto de lei segue para análise do Poder Executivo para veto ou sanção.
Conforme o vereador Alikson Reis (Podemos), o projeto tem como objetivo garantir mais segurança para estudantes e servidores, uma vez que as escolas municipais são espaços públicos com circulação de várias pessoas.
A intenção é impedir o acesso às escolas de pessoas portando facas, canivetes punhais ou outros que possam ser utilizados como arma, além de armas de fogo. A medida leva em conta que o estudante que esfaqueou a colega entrou na escola com um canivete na mochila e cometeu o crime dentro da unidade.
“Com essa lei autorizamos que o Poder Executivo possa desenvolver métodos (…) nas escolas da rede municipal de modo que nossos jovens possam ter mais segurança. Nós, infelizmente, presenciamos nesta semana um trágico acontecimento aqui na cidade de Rondonópolis, onde um jovem chegou a esfaquear com arma branca uma outra jovem, que foi internada e causou toda uma comoção, e eu como professor não poderia deixar de trazer esse debate”, disse o vereador.
Alikson ainda ressaltou que seja desenvolvida também a prevenção contra o bullying nas escolas, lembrando que o adolescente informou à polícia que o ataque à colega ocorreu porque vinha sofrendo bullying por parte dela.
“Sabemos que já é proibido (bullying), mas não podemos deixar de discutir essa temática”, acrescentou.
Fonte: Danielly Tonin


