22.3 C
Rondonópolis
sábado, dezembro 6, 2025

Buy now

Comércio local inicia horário especial na próxima semana

O mês de dezembro começou e muitas pessoas já se preparam para fazer as compras de Natal e para as festas de final de ano. Para receber a população de forma mais cômoda e com flexibilidade de horário, o comércio de Rondonópolis inicia horário especial de funcionamento para o Natal na próxima semana. As informações são da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL).

O horário especial para o final do ano começa já no dia 10 (quarta-feira), data em que se comemora o aniversário de Rondonópolis. Neste feriado, o comércio local poderá abrir as portas de forma facultativa, das 8h às 18h.

O horário foi definido em reunião na tarde de ontem (4), entre os sindicatos patronal (Sincom-Roo MT) e laboral (Secro), conforme informou o Sincom-Roo. Já supermercados, mercados e açougues têm abertura facultativa permitida das 7h às 20h.
O comércio começa a funcionar com horário estendido na quinta-feira (11), abrindo das 7h às 22h, mesmo horário da sexta-feira (12). No final de semana, o comércio varejista local abre as portas das 7h às 20h no sábado (13) e das 7h às 18h, no domingo (14).

Na semana entre a segunda-feira (15) e sexta-feira (19), a abertura acontece das 7h às 22h. No final de semana, o horário de funcionamento será das 7h às 21h no sábado (20), e, das 7h às 18h no domingo (21).

Nos dias que antecedem o Natal, a abertura será das 7h às 22h na segunda-feira (22) e na terça-feira (23). Na véspera de Natal, quarta-feira (24), o comércio permanece aberto das 7h às 21h. Na quinta-feira (25), Natal, o comércio local não abrirá.

As entidades alertam que os lojistas que abrirem no horário especial de Natal devem estar atentos ao pagamento de 50% de horas extras nas duas primeiras horas e de adicional de 100% nos domingos e feriados. A empresa também deve fornecer lanche quando houver previsão de horas extras.

Além disso, o banco de horas é opcional e a jornada máxima é de 2h/dia. A compensação deve ser feita em até 180 dias, sendo que 1h trabalhada equivale a 1h30 na compensação. O saldo não compensado deve ser pago como hora extra e o aviso mínimo para ampliar jornada deve ser de 48h.

Fonte: Danielly Tonin

Artigos relacionados

- Advertisement -spot_img

Últimas Notícias