Rondonópolis é o município mato-grossense que mais exportou no mês de novembro e o 23º do Brasil. Os dados são do Ministério de Indústria e Comércio Exterior e apontam ainda que a cidade é a segunda que mais exportou em Mato Grosso entre janeiro e novembro e a 24ª no país. No total, Rondonópolis exportou U$ 188 milhões em novembro, enquanto que no acumulado do ano, entre janeiro e novembro, já exportou U$ 2,2 bilhões.
Com esse montante, as exportações de novembro representaram 9,2% do total das exportações de Mato Grosso e 0,7% da brasileira. Já entre janeiro e novembro, o total de U$ 2,2 bilhões em exportações locais representaram 9% das exportações mato-grossenses e 0,7% do Brasil.
Em novembro, as exportações locais registraram queda de 16,7% com relação a novembro de 2024 e, no acumulado do ano, houve redução de 20,6% em comparação com o mesmo período do ano passado.
Por outro lado, as importações chegaram a U$ 61,3 milhões em novembro, o que representou 28,9% do total importado por Mato Grosso no mês e por 0,3% das importações do país. Assim, Rondonópolis foi a cidade do estado que mais importou no mês e 77ª no Brasil.
Considerando o acumulado do ano, entre os meses de janeiro e novembro, as importações locais alcançaram U$ 597,1 milhões, valor que representou 25,1% das importações de Mato Grosso e 0,2% do Brasil. Rondonópolis foi a cidade que mais importou no período no Estado e 93ª no país.
Além disso, as importações locais registraram queda de 42,1% em novembro em comparação com o mesmo mês do ano passado, e queda de 29% no acumulado do ano em relação a 2024.
Com o total de U$ 2,2 bilhões exportados neste ano e U$ 597,1 milhões importados, Rondonópolis registrou superávit de U$ 1,6 bilhão.
DESTINO
Em novembro, a maior parte das exportações locais teve como destino a Tailândia e a China. Para a Tailândia foram destinadas 26,2% das exportações e para a China, 14%.
Já no acumulado, entre janeiro e novembro, a China foi o principal destino das exportações locais, recebendo 31,4% do total exportado por Rondonópolis, seguida da Tailândia, que recebeu 19,8% das exportações.
As importações locais vieram, principalmente, da China (29,4%) e da Nigéria (19,6%) em novembro, enquanto no acumulado de 2025, as importações de Rondonópolis chegaram da China (29,8%) e do Canadá (22,2%).
Entre os principais produtos exportados, o destaque vai para a torta e outros resíduos sólidos da extração do óleo de soja, que representaram 45% das exportações locais em novembro e 43,6% no acumulado do ano.
No acumulado entre janeiro e novembro, também aparecem com destaques a soja, representando 28,3% das exportações locais, seguida do algodão (10%), do milho (9%), e das carnes bovinas (6,8%).
Entre os principais produtos exportados, a carne bovina foi a que registrou maior crescimento em relação ao ano passado, aumentando 19,50%.
Em novembro, os adubos foram os principais produtos importados, representando mais de 75% das importações, seguidos dos inseticidas, que representaram 11,2%. Da mesma forma, no acumulado do ano, os adubos representaram mais de 82% das importações e os inseticidas, 10,5%.
Fonte: Danielly Tonin


