30.5 C
Rondonópolis
segunda-feira, janeiro 19, 2026

Buy now

Após 34 anos: Hospital Central de Mato Grosso inicia atendimentos nesta segunda (19) com pacientes regulados pelo SUS

O Hospital Central do Estado de Mato Grosso começa a atender pacientes nesta segunda-feira (19), com a realização dos primeiros atendimentos ambulatoriais na parte da tarde. A unidade, vinculada à Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (SES-MT) e administrada pelo Hospital Israelita Albert Einstein, receberá cerca de 30 pacientes encaminhados pelo Sistema Estadual de Regulação (Sisreg).

Nesta fase inicial de operação, estão previstos atendimentos a 10 crianças e 20 adultos, em consultas nas especialidades de urologia, cirurgia pediátrica e ortopedia pediátrica. O acesso ao hospital ocorre exclusivamente por meio da regulação do SUS, já que a unidade é voltada a casos de alta complexidade.

A unidade foi inaugurada em 19 de dezembro, após permanecer 34 anos com a obra inacabada, e passa a oferecer atendimento gratuito pelo Sistema Único de Saúde (SUS), com estrutura considerada de alta tecnologia.

“É um dia histórico para a Saúde Pública de Mato Grosso com o início do funcionamento do Hospital Central.
Lembramos a todos que o local não funciona como unidade de porta aberta, sendo o acesso realizado apenas por meio da regulação do SUS, por se tratar de casos de alta complexidade”, explicou o secretário de Estado de Saúde de Mato Grosso, Gilberto Figueiredo.

Primeira etapa terá consultas e exames preparatórios
Segundo a direção do hospital, a equipe iniciará os atendimentos conforme o agendamento realizado pelo Sisreg. Caso seja necessário, os pacientes passarão por exames de apoio diagnóstico, com vistas ao preparo para procedimentos cirúrgicos.

“A gente vem trabalhando muito com as questões de qualidade e segurança. Temos uma infraestrutura que colabora muito para tudo isso, um grande investimento em tecnologia, então a gente espera trazer muita qualidade e segurança, que os pacientes possam ser atendidos de forma bastante efetiva e tendo resolução dos seus casos”, destacou a diretora do Hospital Central, Alessandra Bokor.

(Foto: Antonio Pinheiro / Secom)

Estrutura e capacidade do Hospital Central

O Hospital Central possui 287 leitos, sendo 191 leitos de enfermaria e 96 leitos de cuidados intensivos, dos quais 60 são de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). A área construída da unidade foi ampliada de 9 mil m² para 32 mil m², para atender à demanda de alta complexidade em todo o Estado.

No Centro Cirúrgico, o hospital conta com 10 salas cirúrgicas e uma sala híbrida com hemodinâmica.

(Foto: JLSiqueira / ALMT)

A estrutura inclui ainda sistema robótico para cirurgias minimamente invasivas, dois tomógrafos, dois aparelhos de ressonância magnética, equipamento de hemodinâmica para diagnóstico, eletroencefalografia, oxigenação por membrana extracorpórea (ECMO) e sistema de endoscopia.

Ampliação gradual dos serviços

Na primeira semana de funcionamento, o hospital atuará em regime ambulatorial, com foco na avaliação clínica e na realização de exames diagnósticos, preparando os pacientes para cirurgias futuras.

A SES-MT informou que as especialidades e serviços serão ampliados gradativamente, conforme o faseamento contratual previsto, até que o Hospital Central alcance plena maturidade operacional, ampliando o acesso da população mato-grossense a serviços de alta complexidade pelo SUS.

Luiza Goulart | SES-MT

Artigos relacionados

- Advertisement -spot_img

Últimas Notícias