23 C
Rondonópolis
quarta-feira, fevereiro 11, 2026

Buy now

1º mês do ano: Exportações de Rondonópolis atingem 185 milhões de dólares

Rondonópolis começou o ano com alta nas exportações. Conforme dados do Ministério da Indústria e Comércio Exterior divulgados no último (9), as exportações locais registraram um aumento de 13,4% neste mês de janeiro em comparação ao primeiro mês de 2025, atingindo o valor de U$ 185 milhões.

Com esse montante, Rondonópolis foi a cidade que mais exportou em Mato Grosso no período e a 22ª no Brasil.

O valor de U$ 185 milhões em exportações locais representaram 10,2% do total exportado por Mato Grosso neste mês de janeiro e 0,7% das exportações brasileiras.

Os números ainda mostram que as importações também registraram alta no primeiro mês do ano, atingindo o total de U$ 56,2 milhões, valor 43,8% maior que o registrado em janeiro do ano passado.

O total das importações de Rondonópolis representaram 35,1% do total importado pelo Estado, o que coloca o Município como maior importador de Mato Grosso no período. Já em âmbito nacional, as importações locais representaram 0,3% da brasileira, definindo Rondonópolis como a 83ª cidade que mais importou no Brasil no período.

Com U$ 185 milhões exportados e U$ 56,2 milhões importados em janeiro, Rondonópolis fechou o primeiro mês do ano com superávit de U$ 128,8 milhões.

Neste mês de janeiro, o principal destino das exportações de Rondonópolis foi a Tailândia, que recebeu 26,7% do total exportado. Na sequência, para a Indonésia foram exportados 16,9% e, para a China, 14,2%.

Por outro lado, as importações locais vierem, especialmente do Canadá, representando 40,4% do total importado neste primeiro mês do ano. Em seguida, as importações vieram, principalmente, dos EUA e da China, representando 26,6% e 11,8% do total importado, respectivamente.

A torta e outros resíduos sólidos da extração do óleo de soja foram os produtos mais exportados em janeiro por Rondonópolis, representando 49,5% do total exportado no mês. Também aparecem entre os principais produtos exportados o milho, com 20,4%; o algodão (16,9%); e, a carne bovina (9,6%).

Já entre os produtos importados no mês, o destaque vai para os adubos que representaram 97,1% do total das importações locais.

Fonte Danielly Tonin 

Artigos relacionados

- Advertisement -spot_img

Últimas Notícias