Com um ano transcorrido da nova gestão, a Prefeitura de Rondonópolis subiu 33 posições no ranking estadual de alfabetização de crianças, alcançado um feito inédito na educação. O Município conquistou o Selo Ouro Compromisso Nacional Criança Alfabetizada pelo desempenho obtido em 2025, em uma certificação do Ministério da Educação (Mec).
O Selo Criança Alfabetizada é um reconhecimento concedido aos municípios que demonstram elevado nível de organização, implementação e resultados nas políticas públicas voltadas à alfabetização na idade certa. Considera critérios como gestão pedagógica, formação continuada de professores, monitoramento da aprendizagem, entre outros.
Em 2025, primeiro ano da gestão Cláudio Ferreira, o município de Rondonópolis alcançou 135 pontos de um total de 150 possíveis (90% de aproveitamento) e a 22ª colocação no ranking estadual. Rondonópolis subiu, dessa forma, 33 posições no ranking estadual de aprendizagem do programa. Entre os quatro maiores municípios do Estado, ficou em primeiro lugar na certificação.
O secretário municipal de Educação, Carlos Junior, destaca que essa conquista evidencia que a educação em Rondonópolis está muito bem. “Esse selo representa mais um avanço na educação municipal. Estamos avançando em infraestrutura, em materiais e agora também em práticas pedagógicas, com avanço de nível das crianças em Matemática, em Português e agora em alfabetização”, analisou.
Carlos Junior atribui a obtenção do Selo Ouro à postura compromissada da gestão Cláudio Ferreira com a educação, estando mais próxima do setor, participando do dia a dia da direção e coordenação escolar, fazendo investimentos em materiais estruturados que alunos e professores utilizam, entre outros. “Aquilo que plantamos no ano passado estamos começando a colher. Tenho certeza que vamos começar a colher este ano muitos outros resultados”, afirmou.



