
O Dia do Trabalhador, comemorado nesta quinta-feira (1º), terá comércio de portas fechadas na cidade. Conforme o Sindicato dos Empregados no Comércio de Rondonópolis (Secro), o comércio em geral não tem autorização para abrir no feriado nacional do Dia do Trabalhador, incluindo açougues, mercados e supermercados. Quem abrir está sujeito a multa. O funcionamento do comércio local volta ao horário normal na sexta-feira (2).
Assim como o comércio local em geral, as agências bancárias não abrem em atendimento ao público na quinta-feira, porém, conforme a Federação Brasileira dos Bancos (Febraban), o atendimento ao público será normal na sexta-feira (2). As agências dos Correios e do INSS também fecham na quinta, voltando a funcionar na sexta-feira.
O Dia do Trabalhador é uma data comemorada em nível internacional e é um reconhecimento da luta dos trabalhadores. No Brasil, o dia 1º de maio foi estabelecido como feriado nacional pela lei federal 662 de 1949.
Nesta data, são mantidos em funcionamento somente serviços essenciais que funcionam em esquema de plantão. Em Rondonópolis, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24h, o Samu e o PA Infantil funcionam normalmente.
Fonte Da Reportagem