
Um incêndio de origem criminosa atingiu a área externa do Cartório do 4º Ofício, localizado no Centro de Rondonópolis (MT), no fim da tarde de ontem, sábado (26). As chamas chamaram a atenção de moradores de várias partes da cidade, sendo visíveis a longa distância.
Graças ao trabalho rápido do Corpo de Bombeiros, o fogo foi rapidamente controlado evitando que se alastrasse para dentro do prédio.
A Polícia Militar foi acionada e, após o combate às chamas, teve acesso às imagens de uma câmera de segurança instalada nas proximidades.
Nas gravações, um homem aparece ateando fogo na jardinagem em frente ao cartório e deixando o local pouco antes do início do incêndio.
Com base nas imagens, os policiais conseguiram localizar e prender o suspeito cerca de minutos após o crime, ainda na região central da cidade. Trata-se de um homem de 60 anos de idade, cuja identidade não foi revelada.
Durante a checagem de antecedentes, segundo registros policiais, o homem já havia sido detido dias antes por destruir mudas e árvores em locais públicos, também em atos de vandalismo. Agora, com o incêndio ao cartório, ele soma mais uma acusação: dano qualificado.
A ficha criminal do suspeito inclui as seguintes ocorrências:
- Furtos: 1996, 2011 (duas vezes), 2012 (duas vezes), 2013, 2014 (duas vezes), 2015, 2018, 2019 (duas vezes), 2021, 2024
- Roubos: 2004 e 2020
- Dano qualificado: 2025
A reincidência de crimes patrimoniais e atos de vandalismo ao longo dos anos acende um alerta sobre a atuação de indivíduos com histórico de delitos recorrentes nas áreas urbanas da cidade.
Diante dos fatos, o autor foi detido novamente e encaminhado à 1ª Delegacia de Polícia Civil de Rondonópolis, onde permanece à disposição da Justiça.
As autoridades não informaram se houve danos estruturais no cartório, mas o caso será investigado para apurar as circunstâncias do crime e se há relação com outras ocorrências de vandalismo registradas na cidade.
A TRIBUNA