Pela primeira vez, Rondonópolis conta com um Conselho Municipal de Esporte e Lazer (CMEL). A posse oficial, homologada pelo prefeito Cláudio Ferreira, aconteceu nesta segunda-feira (15) e representa um marco importante para o fortalecimento da política esportiva no município.
Os conselheiros terão mandato de dois anos, no biênio 2025-2027. O grupo é formado por representantes titulares e suplentes de diferentes segmentos da sociedade civil, instituições e do poder público, sob coordenação da Prefeitura de Rondonópolis, por meio da Secretaria Municipal Adjunta de Esporte e Lazer.
Entre os empossados está o secretário adjunto de Esporte e Lazer, Marcos Paulo Martins da Silva, que assume também a presidência do CMEL, tendo como suplente Bruno Serafim Silva.
Compõem também o conselho: Luiza Garske Montovani, suplente Ana Carollina Valerio Santos; Victor Guedes de Oliveira Sousa, suplente Lucas Rodrigues Rocha; Uilenderson Ramon Lima Souza, suplente Lucas Augusto Soares Pereira; Messias Ferreira Alves, suplente Fabricio Luiz Gardin de Carvalho; José Felipe Horta Júnior, suplente Orivaldo Alves Moreira; Michael Erlanderson Alves Falca Pagno, suplente Maicon Pradela; Ibrahim Zaher, suplente Vitor Gonçalves Parente; Adalberto Paulino Biao Neto, suplente Murilo Henrique Queiroz Lima; José Elias de Souza, suplente Igor Vinícios de Souza; Tatiane Magalhães, suplente Clovenilson da Silva Pires.
De acordo com o prefeito, o conselho terá papel fundamental na construção das políticas públicas de esporte e lazer em Rondonópolis.
“O conselho tem um caráter consultivo, deliberativo, é um espaço democrático para o debate dos temas importantes, relevantes para o esporte, um ambiente onde as várias modalidades podem conversar entre si”, destacou.
O CMEL também é um passo importante para a criação do CPF do Esporte – Conselho, Plano e Fundo Municipal de Esportes – sistema que organiza o planejamento, a gestão e o financiamento da área em nível local.
Segundo o presidente do conselho e secretário Marcos Paulo, o próximo desafio é a criação do Fundo Municipal de Esporte.
“Estamos resgatando o esporte em Rondonópolis. Vamos instituir um CNPJ e uma conta para receber recursos fundo a fundo, vindos das esferas federal, estadual e municipal, além de doações da iniciativa privada”, explicou.
Fonte: Da Reportagem