Em um movimento estratégico para engajar a comunidade escolar na mais importante avaliação da educação brasileira, a Diretoria Regional de Educação (DRE) de Rondonópolis aposta na força do protagonismo juvenil. Nesta segunda-feira (22), a partir das 8h, a Escola Estadual Cívico-Militar Joaquim Nunes Rocha será o palco do encontro “Conexão Grêmios: Rumo ao SAEB”, uma iniciativa que coloca os próprios estudantes como protagonistas na mobilização para o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).
O evento reunirá uma força-tarefa de lideranças estudantis: cerca de 120 representantes de grêmios estudantis de 60 escolas do polo de Rondonópolis, sendo 29 de forma presencial e outras 31 participando remotamente via Google Meet.
Acompanhados por 60 professores interlocutores, esses jovens terão a missão de multiplicar o conhecimento e o engajamento em suas unidades de ensino.
Mais do que um simples encontro, a ação busca ressignificar a percepção sobre o Saeb. A proposta é que os grêmios estudantis desenvolvam, de forma colaborativa, ações de conscientização que mostrem aos colegas que a avaliação não é apenas uma prova de Português e Matemática, mas uma ferramenta fundamental de diagnóstico.
Os resultados do Saeb impactam diretamente o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), principal indicador de qualidade da educação no país, e servem como base para a formulação de políticas públicas e a distribuição de recursos para as escolas.
Estratégia e Cidadania
A diretora da DRE de Rondonópolis, Andreia Cristiane de Oliveira, explica que a iniciativa é uma peça-chave dentro do programa “Movimenta SAEB”, que intensifica as preparações durante os meses de setembro e outubro.
“A ideia é potencializar nossas estratégias de mobilização a partir da voz dos próprios estudantes.
Os integrantes dos grêmios vão pensar juntos em ações criativas e eficazes para motivar suas escolas nesta reta final”, detalha.
Para a coordenadora da COGER/DRE, Ester Landvoigt da Silveira, o evento fortalece um pilar essencial da educação moderna: o papel ativo do aluno em seu processo de aprendizagem e no ambiente escolar.
“O Saeb é uma oportunidade de mostrar a força da nossa rede de ensino. Cada resposta em cada prova representa todo o esforço coletivo de alunos, professores, gestores e pais.
Ao envolver os grêmios, estamos dizendo que a responsabilidade e o mérito são compartilhados”, afirmou.
A programação foi pensada para ser dinâmica e atrativa, incluindo:
- rodas de conversa para troca de experiências;
- planejamento de campanhas de conscientização;
- criação de murais informativos;
- dinâmicas de grupo;
- simulados com foco motivacional;
- apresentações culturais; e
- sorteio de brindes para celebrar a participação.

A Voz dos Estudantes
Os próprios líderes estudantis já compreendem a dimensão de sua responsabilidade. Ana Paula Martins de Moraes, presidente do Grêmio União Estudantil da escola anfitriã, vê a missão com clareza.
“Nosso papel vai além de organizar eventos. Temos que incentivar nossos colegas e mostrar que o Saeb é uma oportunidade real de contribuir para o crescimento da nossa escola e garantir um futuro melhor para todos”, destaca a estudante.
A visão é compartilhada por Lucas Bastos Minzon, presidente do Grêmio Pindorama em Ação. Para ele, o encontro tem um forte caráter motivacional e de orgulho. “É o momento de nos unirmos e mostrarmos tudo o que aprendemos em língua portuguesa e matemática ao longo dos anos. Não é só uma prova, é um reflexo da nossa jornada”, comenta.
Articulação Estadual
A iniciativa de Rondonópolis está alinhada a uma estratégia maior da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), que vê no fortalecimento dos grêmios um caminho para ampliar a escuta e a participação dos estudantes nas decisões da rede.
Segundo o coordenador dos grêmios estudantis da Seduc, Matheus Silva, a ação ocorre em um momento crucial. “Chegamos a um ponto estratégico no calendário. Traçar essas medidas junto às escolas, com o envolvimento direto dos estudantes, é a forma mais eficiente de garantir que a participação no Saeb seja massiva e consciente”, concluiu.
Ao investir no engajamento liderado pelos próprios jovens, a educação de Mato Grosso busca não apenas melhores resultados, mas a formação de cidadãos mais conscientes de seu papel na construção de uma escola pública de qualidade.
Fonte: Da redação com Assessoria