A Prefeitura de Rondonópolis, no primeiro ano da gestão Cláudio Ferreira, terminou 2025 com 2.047 crianças e adolescentes atendidos nos projetos esportivos oferecidos gratuitamente em 29 polos espalhados pela cidade. No ano passado eram apenas 400 crianças atendidas em 09 polos existentes.
Os projetos esportivos são oferecidos pela Secretaria Adjunta de Esportes e Lazer, que fez um levantamento final das atividades neste ano de 2025. Conforme os dados, a maior parte dos participantes é do sexo masculino (59,7%), padrão comum em projetos esportivos, sobretudo pela grande adesão ao futebol, modalidade mais procurada.
Ao todo, os projetos esportivos contemplam 12 modalidades, como natação, vôlei, atletismo, muay-thai, basquete, jiu-jitsu, judô, futsal, futebol de campo, badminton, entre outros. O Cubo Mágico apresenta desempenho surpreendente, consolidando-se como a segunda modalidade mais praticada, evidenciando forte interesse por atividades cognitivas e lúdicas.

O levantamento também concluiu que o projeto apresenta alto alcance social e excelente cobertura em diferentes modalidades. O conjunto de dados revela que a iniciativa se configura como um projeto amplo, variado e eficiente em atender perfis diversos: atléticos, cognitivos, competitivos e recreativos.
Contudo, há oportunidades de expansão em modalidades com menor número de participantes, a exemplo de modalidades como atletismo e badminton, que podem ser alvo de ações de fortalecimento e captação.

“Essa é uma iniciativa que quase não existia na nossa cidade. A população estava muito carente dessas práticas esportivas e, com a expansão do projeto, a partir do apoio do prefeito Cláudio Ferreira, a população foi abraçando e aderindo”, repassou a Secretaria Adjunta de Esportes e Lazer.
A meta do Município é expandir ainda mais a oferta de vagas no projeto ao longo de 2026. Os interessados podem buscar informações em algum dos polos ou na Secretaria Adjunta de Esportes e Lazer, na Rua Domingos de Lima, 1942, bairro Santa Cruz.



