O relatório final da Comissão Especial de Inquérito (CEI) que investigou as contas da Santa Casa de Rondonópolis deve ser lido durante a sessão ordinária da Câmara Municipal que acontece hoje (17).
A votação pela aprovação ou não do relatório pelos membros da comissão também deve ser realizada hoje, que será a última sessão ordinária do legislativo municipal antes do recesso. A leitura em sessão e votação conclui os trabalhos do colegiado que teve início em abril deste ano, com duração de 180 dias.
Na semana passada, o presidente e o relator da CEI, vereadores Ibrahim Zaher (MDB) e Vinícius Amoroso (PSB), fizeram a apresentação do relatório, e repassaram as principais conclusões das investigações sobre a Santa Casa, que contou com depoimentos, análise técnica de documentos e vistorias.
O relatório final foi então entregue para a revisora da comissão, vereadora Luciana Horta (PL), que deveria fazer os ajustes finais para que a leitura em plenário seja feita.
Como mostrou o A TRIBUNA, o presidente ressaltou durante a apresentação do relatório, na semana passada, que o que ficou evidenciado para os membros do colegiado é que algumas denúncias que foram feitas, como por exemplo, em relação à venda de uma fazenda doada à Santa Casa, até a de que existiria uma “máfia de médicos” atuando na instituição de saúde, puderam ser descartadas. Por outro lado, Ibrahim ponderou que foram identificados problemas em alguns contratos firmados pelo filantrópico.
Com a leitura e votação do relatório, o relator da CEI adiantou que devem ser encaminhados à Santa Casa os apontamentos sobre as adequações de gestão que são necessárias, conforme indicaram as análises técnicas.
Além disso, o relatório também deve ser enviado, servindo como subsídio, segundo Vinícius, ao Tribunal de Contas, às secretarias de Estado e Saúde e Municipal de Saúde, ao Ministério da Saúde e ao Ministério Público, para que possam realizar adequações, fiscalizações ou procedimentos que entendam como necessários.
Fonte Danielly Tonin


