A Academia Rondonopolitana de Letras (ARL) realiza, nesta quinta-feira, dia 18 de dezembro, às 19h, no auditório da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), a cerimônia de posse de sua nova diretoria para o biênio 2025–2027. O evento é gratuito e aberto ao público.
A solenidade atende às determinações do estatuto da entidade e tem como finalidade oficializar e homenagear os novos dirigentes da ARL. Além de amigos e familiares dos acadêmicos, a cerimônia conta com a presença de autoridades públicas, professores, estudantes, jornalistas, escritores e apreciadores da literatura regional.
O presidente a ser empossado, George Ribeiro, destacou que a nova gestão pretende ampliar a atuação da Academia por meio de parcerias institucionais e da captação de recursos.
“A ARL tende a se expandir para promover a arte literária produzida em nosso contexto e fortalecer a memória daqueles que contribuíram para o desenvolvimento da literatura em Rondonópolis e região”, afirmou
Segundo George, o ano de 2026 deverá ser marcado pela abertura de edital para o preenchimento de novas cadeiras acadêmicas.
Também já está em fase de articulação uma parceria com a Universidade Federal de Rondonópolis para a realização de pesquisas voltadas à identificação de escritores e escritoras rondonopolitanos ou regionais que possam dar nome às novas cadeiras, na condição de patronos e patronesses, além de outros projetos com a colaboração de membros do Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS).
“Temos muito a construir e, por isso, estendemos as mãos à sociedade e aos poderes constituídos em busca de incentivo e parceria. É importante que todos saibam que uma Academia de Letras tem papel fundamental em uma cidade em expansão como Rondonópolis, pois a preservação da memória e dos registros histórico-culturais também se dá por meio da literatura”, acrescentou o presidente.
A programação cultural do evento inclui uma apresentação de saxofone do maestro e professor de música Álvaro Heinrich, viabilizada por meio de parceria voluntária com o Centro de Reabilitação Louis Braille.
Nova composição da Academia Rondonopolitana de Letras
Diretoria Executiva
1 de 4




Conselho Fiscal
1 de 3



Conselho Editorial
1 de 3



Fonte Da Reportagem


