O Papa Leão XIV recebeu ontem (12), no Vaticano, os membros da Comissão Episcopal para Ação Missionária e Cooperação Intereclesial da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil.
Na saudação ao Santo Padre, os membros da Comissão, o presidente da Comissão Episcopal para Ação Missionária e Cooperação Intereclesial, Dom Maurício da Silva Jardim, bispo da Diocese de Rondonópolis-Guiratinga, Mato Grosso, Dom Esmeraldo Barreto de Farias, arcebispo-bispo Emérito da Diocese de Araçuaí, Minas Gerais, Dom Luiz Fernando Lisboa, arcebispo-bispo da Diocese de Cachoeiro do Itapemirim, Espírito Santo, e Dom Paolo Andreolli, bispo auxiliar da Arquidiocese de Belém, Pará, agradeceram “a acolhida do Pontífice para este momento privilegiado de audiência e partilha missionária”.
Os bispos agradeceram também ao Papa Leão XIV pela “temática da missionariedade e da sinodalidade que ocupou o centro do consistório” por ele convocado, e por ter iniciado na última quarta-feira (7) “o ciclo de catequeses sobre o Concílio Vaticano II, em que sua Santidade destaca o Concílio como profecia e atualidade para redescobrir a beleza e a importância deste evento eclesial”.
“Todo este processo encontra sintonia com os trabalhos da nossa comissão episcopal, marcados por desafios tais como: nossa formação plural, étnica e cultural; as novas subjetividades, o compromisso com a evangelização decididamente missionária, o reconhecimento das novas identidades religiosas, o empobrecimento e o descaso com a casa comum, bem como os desafios no ambiente digital”, destacaram os bispos.
Os membros da Comissão Episcopal para Ação Missionária e Cooperação Intereclesial aproveitaram a ocasião para convidar o Papa Leão XIV para participar do Sétimo Congresso Americano Missionário que acontecerá de 14 a 18 de novembro de 2029, na Arquidiocese de Curitiba, em Paraná, sobre o tema: “América em saída: Povo de Deus que anuncia e testemunha Jesus Cristo”. O objetivo do Congresso “é impulsionar as Igrejas particulares na América, fortalecendo a experiência sinodal, para cooperar decididamente com a Missio Dei nas fronteiras”.

A seguir, apresentaram brevemente a Comissão que é parte constitutiva da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil e caminha em comunhão com as 12 Comissões episcopais da CNBB.
De acordo com os membros da Comissão Episcopal para Ação Missionária e Cooperação Intereclesial, o organismo atua em três frentes: Animação Missionária, Cooperação intereclesial e Pastoral dos Brasileiros no Exterior. A seguir, foram apresentados ao Pontífice o Programa Missionário Nacional e o Projeto Igrejas Irmãs.
FONTE Ronicley Parateco


