O nome do empresário do agronegócio de Rondonópolis, Carlos Ernesto Augustin, o Teti, está sendo ventilado para substituir o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, que deve deixar o cargo para a disputa eleitoral ao Senado até abril.
Teti é atualmente assessor especial do Ministério da Agricultura e Pecuária, presidente do conselho de administração da Embrapa e contaria com o apoio do PT para assumir o ministério.
Filiado ao PT em Rondonópolis, Teti chegou a ensaiar uma candidatura à prefeitura em 2024, mas o partido acabou fechando apoio a Paulo José (PSB) na ocasião.
Em 2022, ele atuou na campanha do presidente Lula em Mato Grosso ao lado de Fávaro, com o objetivo de aproximar o agronegócio do petista. Teti é proprietário da Sementes Petrovina e assumiu o cargo de assessor especial do Mapa em 2023.
Além do empresário de Rondonópolis, segundo informações do jornalista Guilherme Amado, do PlatôBR, o secretário de Comércio e Relações Internacionais do Mapa, Luis Rua, também seria cotado para o cargo.
Rua teria o apoio do agronegócio e antes de assumir o cargo, ele foi diretor de mercados da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA).
O ministro Carlos Fávaro (PSD), ao que tudo indica, vai deixar o comando do Mapa até abril. Ele deve disputar uma vaga ao Senado pela Federação Brasil da Esperança (PT, PV e PCdoB).
Fonte Danielly Tonin


