25.4 C
Rondonópolis
quinta-feira, fevereiro 19, 2026

Buy now

Segurança pública de MT registra apreensão de 15,3 mil armas e investe em modernização do efetivo

Dados oficiais indicam que, entre janeiro de 2019 e dezembro de 2025, as forças de segurança de Mato Grosso apreenderam 15.350 armas de fogo que estavam em situação ilegal. O volume inclui armamentos de diferentes calibres, muitos deles de uso restrito, vinculados a investigações relacionadas à atuação de grupos criminosos.

Do total recolhido no período, 6.225 unidades correspondem a armas de grosso calibre — como fuzis, carabinas, espingardas e submetralhadoras — o que representa 41% das apreensões.

Segundo as informações divulgadas, esses equipamentos estavam em posse de suspeitos ligados à criminalidade organizada.

Reforço estrutural e substituição de armamento

No mesmo intervalo, o Estado promoveu mudanças no padrão de armamento utilizado pelas corporações. Foram adquiridas 15.020 pistolas Glock para uso individual dos policiais, substituindo o revólver calibre 38 que era empregado anteriormente nas atividades de rotina.

A Secretaria de Estado de Segurança Pública de Mato Grosso (Sesp-MT) também informou a aquisição de 2.830 armas longas destinadas a unidades operacionais e ações especializadas, voltadas principalmente ao combate a organizações criminosas.

De acordo com o secretário César Roveri, a estratégia envolve tanto a retirada de armas ilegais das ruas quanto a ampliação da capacidade operacional das forças policiais.

“Nossos policiais têm às mãos armas modernas capazes de fazer frente à criminalidade. O Governo do Estado investiu em armamento pensando em quem faz a segurança e na qualidade e eficiência do serviço que levamos à sociedade.
Seja no patrulhamento preventivo das cidades e no campo ou no enfrentamento direto à criminalidade, as forças policiais mato-grossenses estão equipadas para agir”, afirma o secretário Roveri.

O secretário acrescentou que o trabalho de apreensão é contínuo e tem como foco a proteção da população.

“São armas que estavam sendo ou poderiam ser empregadas em crimes”, explica Roveri.

Operações de grande porte

Entre as ações citadas está uma operação conjunta do Grupo Especial de Fronteira (Gefron) e da Polícia Militar de Mato Grosso, realizada em setembro de 2025 no município de Pontes e Lacerda. Na ocasião, foram apreendidas oito armas de alto poder ofensivo, além de 230 munições.

A mesma operação resultou na localização de 920 tabletes de drogas, entre cocaína, pasta base e supermaconha. O prejuízo estimado às organizações criminosas foi de R$ 8,4 milhões.

Outro caso destacado ocorreu em agosto de 2023, no bairro Novo Mundo, em Várzea Grande, onde três suspeitos foram presos e 31 armas foram apreendidas, incluindo fuzis, submetralhadoras, espingardas, pistolas e revólveres.

Os números apresentados fazem parte do balanço oficial sobre as ações de enfrentamento ao crime organizado e de modernização estrutural das forças de segurança no Estado.

Fonte Da redação com Sesp-MT

Artigos relacionados

- Advertisement -spot_img

Últimas Notícias