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sábado, junho 21, 2025

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BRINCANDO E APRENDENDO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

A educação infantil em si já tem uma importância essencial na vida das crianças, pois auxilia no desenvolvimento das crianças, além disso, marca o início delas no ambiente escolar. Então, acaba ocorrendo uma transição do ambiente familiar para o escolar e a forma como essa transição é feita interfere diretamente na maneira em que elas irão se relacionar com a escola nos anos seguintes. Sendo assim, o lúdico e o brincar são uma das maneiras usadas para ajudar na transição e adaptação das crianças nesse novo ambiente, uma criança aprende mais e melhor quando se sente bem.
É inegável que a maioria das vezes as crianças aprendem brincando, seja essa brincadeira conduzida pelo professor, seja de forma independente guiado pela própria criança. O brincar é uma atividade muito divertida e prazerosa para as crianças e tem um papel fundamental na educação infantil para o desenvolvimento delas. É por meio do brincar que:
[…] A criança expressa-se pelo ato lúdico e é através desse ato que a infância carrega consigo as brincadeiras. Elas perpetuam e renovam a cultura infantil, desenvolvendo formas de convivência social, modificando-se e recebendo novos conteúdos, a fim de se renovar a cada geração. É pelo brincar e repetir a brincadeira que a criança saboreia a vitória da aquisição de um novo saber fazer, incorporando-o a cada novo brincar (CRAIDY; KAERCHER, 2001, p. 103).
Podemos dizer que o brincar é uma forma de comunicação que a criança possui, é por meio das brincadeiras que elas conseguem se expressar suas emoções, respeitar os seus limites e dos colegas, desenvolvem a coordenação motora, a socialização. Dessa forma, o brincar possibilita também trabalhar autoestima, a interação das crianças com seus pares e o professor, estimula a curiosidade e exercita sua autonomia, auxilia no desenvolvimento da sua identidade, aprende sobre regras e convívio social.
Nesse sentido a escola pode orientar as famílias sobre o papel fundamental do brincar na educação infantil, uma vez que algumas famílias cobram que as crianças façam atividades voltadas ao conteúdo e buscam “resultado” por meio de atividades, ou até mesmo no caso da última etapa da educação infantil espera que seja uma preparação para alfabetização.
Na educação infantil o brincar não é apenas uma fase ou perda de tempo, mas uma coisa séria para as crianças, assim como o trabalho é para os adultos, e possibilita que elas desenvolvam o cognitivo, o social e cultural.
De acordo com Almeida (2005, p. 5):
A brincadeira se caracteriza por alguma estruturação e pela utilização de regras. A brincadeira é uma atividade que pode ser tanto coletiva quanto individual. Na brincadeira a existência das regras não limita a ação lúdica, a criança pode modificá-la, ausentar-se quando desejar, incluir novos membros, modificar as próprias regras, enfim existe maior liberdade de ação para as crianças.
Partindo desse princípio, o brincar pode ser acompanhado de músicas, parlendas, histórias de faz de conta, danças, cantigas de roda inúmeras possibilidades de aumentar o repertório de cada criança. São por meio das brincadeiras que elas aprendem sobre si mesma, os papéis sociais que existem na sociedade, aprendem a lidar com seus próprios conflitos e recriam sua realidade, ampliam sua imaginação, enfrentam seus medos e inseguranças, entre outras aprendizagens.
Nessa perspectiva, na educação infantil temos documentos que asseguram esse direito das crianças ao brincar como RCNEI, e BNCC uma vez que é por meio do brincar, do lúdico que as crianças aprendem. É nessa etapa que as crianças aprendem e descobrem novas. Então, cabe ao professor organizar o espaço para assegurar o direito das crianças ao brincar, sendo o mediador e/ou observador das brincadeiras. Partindo desse princípio o professor deve garantir que o brincar ocorra de forma natural, no qual crianças possam escolher os personagens e o enredo de como acontecerá a brincadeira e em outros momentos o professor pode ser o condutor das brincadeiras.
Além disso, é no brincar que o professor observa como é a interação das crianças com seus pares, como interpreta e vê sua realidade uma vez que muitas vezes nas brincadeiras as crianças imitam como é sua dinâmica familiar. O brincar na educação infantil vai se diferenciando de acordo com a fase em que a criança se encontra, e na educação infantil o professor será o mediador das brincadeiras.
Portanto, é evidente que o brincar não serve apenas para a diversão das crianças, mas serve também para construção do conhecimento sobre si mesma e o mundo, construção e socialização de suas potencialidades e cabe ao professor assegurar esse direito das crianças.


Docentes da Rede Municipal de Educação de Rondonópolis, Andréia Paula de Oliveira, Arlete Moreira, Daiane Cristina da Silva, Fabiani Dias dos Santos, Lucicleide Maria, Vânia Souza e Maria Edleuza da Silva Almeida.

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