26.6 C
Rondonópolis
domingo, janeiro 18, 2026

Buy now

Ausência de Lula frusta comunidade internacional

Mesmo diante do interesse internacional pela posse de Lula da Silva, aguçado após os atos terroristas em Brasília – com ampla solidariedade da comunidade internacional, o presidente do Brasil frustra demais chefes de estado e representantes pela ausência no Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suiça. 

O evento, aberto nesta segunda feita, prossegue até o fim da semana. A situação do Brasil é um excelente exemplo ilustrativo do tema desta edição do evento: “Cooperação em um mundo fragmentado”.

Ministros representam o Brasil
O país está sendo representado pelos ministros da Fazenda, Fernando Haddad, e do Meio Ambiente, Marina Silva. Muito respeitada internacionalmente, essa histórica ambientalista brasileira foi escalada para o painel de abertura com a temática “Em Harmonia com a Natureza”.

O discurso marinista destaca que o Brasil transita do caos deixado por Jair Bolsonaro para um novo ciclo de prosperidade com foco na democracia, combate às desigualdades, respeito à diversidade e a sustentabilidade.

Missão do Brasil
A missão da dupla verde e amarelo é reposicionar a imagem do país no cenário internacional, além de mostrar que os atentados foram fatos isolados com punições sendo aplicadas e que já “virou história”, assim como as ações “desastrosas” tomadas durante o Governo Bolsonaro. A proposta agora é focar no futuro com a meta de construir um equilíbrio entre as agendas econômica e ambiental.

Embora a gestão Lula já trate os atentados em Brasília como passado, a agenda internacional do presidente só deve ser retomada no fim do mês com viagens oficiais a Argentina, em fevereiro em encontro com Joe Biden no Estados Unidos e com autoridades portuguesas em Abril.

IG NOTÍCIAS

Artigos relacionados

- Advertisement -spot_img

Últimas Notícias