32.2 C
Rondonópolis
sexta-feira, maio 24, 2024

Buy now

Rondonópolis é premiada como a cidade mais sustentável, com melhor educação, infraestrutura e mobilidade urbana de MT

A melhoria na oferta e qualidade dos serviços públicos e da infraestrutura em geral levaram Rondonópolis a sagrar-se vencedora do Prêmio Band Cidades Excelentes, edição 2022. Na etapa estadual, Rondonópolis venceu o prêmio principal, após ter sido considerada a melhor cidade em três das seis categorias avaliadas entre os municípios mato-grossenses com mais de 100 mil habitantes. O prêmio é uma iniciativa do Grupo Bandeirantes em parceria com o Instituto Aquila. O Município agora concorre com cidades de todo o Brasil no prêmio nacional.

O instrumento utilizado na avaliação e julgamento da premiação é o Índice de Gestão Municipal Aquila (IGMA), que utiliza conceitos de big data e reúne as informações públicas mais atualizadas de todos os municípios do país. A plataforma é estruturada com base em Inteligência Artificial, que a partir de um algoritmo, consolida resultados de indicadores em uma única nota final. Na etapa estadual a avaliação das cidades é feita por categorias conforme o número de habitantes: cidades menores ou igual a 30 mil habitantes; cidades com população entre 30 mil e 100 mil habitantes; e, cidades com mais de 100 mil habitantes.

Rondonópolis foi considerada a melhor cidade do Estado com mais de 100 mil habitantes nas categorias Educação, Sustentabilidade e Infraestrutura e Mobilidade Urbana. Além dessas, a cidade também foi a terceira colocada no pilar Governança, Eficiência Fiscal e Transparência, a segunda em Saúde e Bem Estar e, a terceira em Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública. A premiação em três dos seis pilares analisados permitiu que Rondonópolis vencesse o prêmio principal do Índice de Gestão Municipal Aquila (IGMA) como Cidade Excelente, que é a somatória de todos os indicadores avaliados.

O prefeito José Carlos do Pátio comemorou a premiação e agradeceu a população e toda a gestão municipal e os servidores públicos. “Fiquei muito feliz em ganhar o prêmio principal que é o IGMA, que se refere aos indicadores da qualidade de vida da população, como índice de analfabetismo, mortalidade infantil, renda média, média de escolaridade e os dados econômicos do município, além dos três pilares”, explica.

Na educação, um dos pilares em que Rondonópolis foi destaque, o prefeito elenca os investimentos feitos pelo Município como a construção de novas escolas e creches, ampliação na quantidade de vagas ofertadas, com a rede municipal passando de 20 mil para 25 mil alunos. 

Já no pilar de infraestrutura e mobilidade urbana, Pátio destaca a política de pavimentação asfáltica que foi implementada e a abertura de novas importantes avenidas. Na sustentabilidade, ele aponta a universalização da rede de esgoto e de água, a implantação da coleta seletiva e a construção de uma usina de reciclagem de lixo como fatores que colocam Rondonópolis na posição atual.

Educação

Na educação, a secretária Municipal da pasta, Mara Gleibe da Fonseca, destaca que o Município vem melhorando os indicadores com investimentos na estrutura, reformando escolas e creches, na ampliação da oferta de vagas, com a construção de novas escolas e em programas que buscam melhorar o aprendizado, bem como evitar que crianças fiquem fora da escola. Um exemplo é o programa Busca Ativa, que atua na busca de crianças que estão fora da escola, proporcionando a alfabetização na idade certa. A secretária reforça que o Município continuará investindo no ensino, aumentando a oferta de vagas e apostando na melhoria da qualidade da educação.

Sustentabilidade

No pilar sustentabilidade, outro em que a cidade se destacou, o secretário Municipal de Meio Ambiente, Marcus Vinícius das Neves, afirma que são vários os fatores e iniciativas que contribuíram para que o Município avançasse na perspectiva de se tornar uma cidade mais sustentável. Ele aponta os avanços da cidade na coleta de lixo, inclusive a coleta seletiva, na ampliação da rede de esgoto, com o sistema de recebimento de materiais – os ecopontos -, na aquisição de uma usina de triagem de materiais da construção civil, para transformar os inservíveis para serem reutilizados.

“Dentro das análises dos impactos ambientais vemos um aumento da conscientização da população. Tivemos, por exemplo, retornos muito positivos na redução de focos de queimadas no perímetro urbano e também rural, com a atuação conjunta com vários órgãos também estaduais. E, apesar dos avanços consideráveis, temos muito para avançar e a gestão tem essa preocupação no desenvolvimento e crescimento com sustentabilidade”, aponta o secretário.

Infraestrutura e mobilidade urbana

Rondonópolis também foi avaliada com a melhor infraestrutura e mobilidade urbana entre as cidades mato-grossenses com mais de 100 mil habitantes. O secretário Municipal de Infraestrutura, Vinícius Amoroso, explica que muitos investimentos foram feitos pelo Município na área. Hoje, Rondonópolis praticamente universalizou o asfalto com mais de 90% da cidade pavimentada. Além disso, ele aponta a abertura de novas vias de ligação que permitem melhorar a mobilidade. Investimentos nos distritos industriais em obras de revitalização da infraestrutura e em drenagem e pavimentação também são fatores que contribuem para uma cidade melhor estruturada e que ajuda na geração de empregos e atração de novos empreendimentos.

O Município, conforme destaca Vinícius, está investindo ainda em ciclorrotas e ciclofaixas para trazer melhorias ao sistema de transporte coletivo e incentivo ao uso de transportes alternativos. Atualmente, a cidade conta com obras de infraestrutura em execução que somam R$ 314 milhões em investimentos e mais R$ 200 milhões estão previstos para execução de obras até o final deste ano. “Vamos continuar investindo para universalizar o asfalto, abrir novas artérias importantes para trazer melhorias na mobilidade urbana e outras obras estruturais de grande porte para preparar Rondonópolis para o futuro”, disse.

Fonte: Danielly Tonin – Gabinete de Comunicação

Artigos relacionados

- Advertisement -spot_img

Últimas Notícias