22.2 C
Rondonópolis
sábado, fevereiro 24, 2024

Buy now

Termina período da ‘piracema’ da madeira em Mato Grosso

Terminou Sábado (01), o período de proibição da exploração do Manejo Florestal Sustentável, chamado popularmente de “piracema da madeira”. O objetivo da proibição, que acontece todos os anos, é proteger o solo do impacto ambiental da retirada de madeira no período de chuva.  

“O Manejo Florestal Sustentável tem como objetivo a exploração florestal com mínimo impacto. Desta forma, é uma medida para garantir a conservação da floresta dentro do manejo”, disse a secretária de Estado de Meio Ambiente, Mauren Lazzaretti, através da assessoria. 

Em Mato Grosso, cerca de 6% do território foi atingido pela proibição totalizando 52 mil quilômetros quadrados de áreas que possuem Planos de Manejo Florestal Sustentável autorizados pela secretaria de Estado de Meio Ambiente. Alguns municípios da região Noroeste, localizados em região amazônica muito chuvosa, seguem com a proibição até o mês de maio.

Nesse período da piracema da madeira, que vai entre 1º de fevereiro e 1º de abril, fica proibido o corte, a derrubada e o arraste da madeira. “O que o período visa é minimizar o impacto da colheita no período chuvoso. Com o solo úmido, o impacto do manejo é muito maior, retirando assim a principal característica da atividade, que é o baixo impacto”, explica a superintendente de Gestão Florestal da Sema, Suely Bertoldi.

Redação Só Notícias 

Artigos relacionados

- Advertisement -spot_img

Últimas Notícias