34.3 C
Rondonópolis
sábado, março 2, 2024

Buy now

Mauro destaca meta de MT para descarbonização e defende parceria com os EUA para ampliar produção sustentável: veja vídeo

O governador Mauro Mendes (UNIÃO) defendeu, durante pronunciamento na Conferência Global Água para Alimentos de 2023, cooperação entre os governos de Mato Grosso e do Nebraska, além de empresários americanos, afim de ampliar a produção sustentável no Estado, com foco em tecnologias para o uso de águas superficiais e subterrâneas por meio de irrigação.

No último domingo (7), conforme divulgou Olhar Direto, Mauro Mendes conheceu um estudo desenvolvido pelas universidades Federal de Viçosa (UFV-MG) e do Nebraska, para aprimorar o aproveitamento de áreas cultiváveis em Mato Grosso.

“Temos grande interesse em uma cooperação estratégica com o estado do Nebraska e também com empreendedores, porque vocês têm, desde a academia ao mercado, conhecimento e competência na área de irrigação. Queremos crescer nossa produção, mas o grande desafio é fazê-lo mantendo a preservação ambiental”, frisou o governador.

Mauro Mendes destacou a posição de Mato Grosso na produção agrícola mundial, superando inclusive a Argentina no soja. Além disso, pontuou as condições climáticas do Estado, que garantem chuvas em cerca de oito meses do ano e pelo menos duas safras anuais, assim como as regras ambientais que atualmente vigoram e asseguram a preservação do território amazônico.

“Na parte amazônica do nosso território, se você tem uma propriedade de 1.000 hectares, você só pode utilizar 20% dessa área. Então, para crescer a nossa produção nos próximos anos, teremos que contar cada vez mais com a tecnologia, principalmente a dominada aqui nos Estados Unidos”, considerou.

No ano passado, a Associação dos Produtores de Feijão, Pulses, Grãos Especiais e Irrigantes (APROFIR) já havia se reunido com o governador Mauro Mendes para discutir o apoio do Governo de Mato Grosso para os estudos de monitoramento das águas superficiais e subterrâneas de todas as regiões do Estado. A viagem para os Estados Unidos engloba esse projeto e visa trazer conhecimento cientifico e novas tecnologias que possam embasar a utilização dessas águas.

Representantes do Governo de Mato Grosso estiveram nos Estados Unidos em 2022 para conhecer empresas de irrigação e os distritos que realizam a gestão desse processo.

O Nebraska é o estado americano com a maior área irrigada, sendo que 85% destes 3,5 milhões de hectares são irrigados por meio do aquífero Ogallala, ultrapassando mais de 100 mil poços, que garantem uma expertise muito grande para toda a cadeia de irrigantes da região.

“Por isso nosso grande interesse em conhecer e aprofundar nossas relações com o estado do Nebraska, com seus pesquisadores e seus atores econômicos. A irrigação, sem dúvida alguma, é a maior oportunidade que temos. Apenas 1,5% da nossa produção utiliza irrigação atualmente. Mas, nosso potencial, é que nos próximos anos mais de 10 milhões de hectares possam ser convertidos para a irrigação. Os estudos vão mostrar com mais profundidade a capacidade dos nossos aquíferos, que hoje ainda não conhecemos muito bem. A falta dessa tecnologia faz com que a nossa produtividade por hectare ainda seja baixa, se comparada com áreas daqui dos Estados Unidos. Temos plenas condições de entregar aquilo que o mundo deseja: uma economia de baixo carbono, zerando nossa emissões até 2035, 15 anos antes da meta global”, pontuou o governador.

Via: Olhar Direto

Artigos relacionados

- Advertisement -spot_img

Últimas Notícias