24.7 C
Rondonópolis
domingo, junho 16, 2024

Buy now

Rondonópolis realiza o maior casamento comunitário do estado

Pelo menos 130 dos 141 inscritos compareceram no último sábado (26) para dizer o ‘sim’ diante do juiz de paz, no maior casamento comunitário realizado entre os cerca de 79 ocorridos no estado.

A ação foi resultado de uma parceria entre a prefeitura municipal, representada pela Secretaria Municipal de Promoção e Assistência Social (Sempras), bem como a Secretaria Municipal de Ciências, Tecnologia e Inovação (Seciti), o Cartório do 2º Ofício de Registro de Pessoas Naturais – Tabelionato Bianchin e, a Câmara Municipal de Rondonópolis.

Inicialmente 141 casais haviam se inscrito para a cerimônia de registro civil. Todavia, apenas 130 confirmaram presença. Como muitos disseram, foi uma noite de encantamento e sonhos realizados! Tanto para os casais mais jovens que decidiram iniciar uma família construindo um caminho juntos, bem como para alguns casais já um pouco mais maduros; alguns viúvos e viúvas que resolveram se dar uma nova oportunidade de constituir família, ou mesmo regulamentar a própria relação, consolidando o casamento de forma regular perante a sociedade civil.

A secretária de Promoção e Assistência Social, fabiana Rizati, falou sobre o projeto. “Para nós da gestão municipal é um dia de muita alegria, juntamente a todos estes casais, que participam desta celebração almejando uma vida compartilhada e conjugada. Mas o mais importante dizer, é que essa junção da ‘corrente do bem’ foi resultado de uma soma de esforços ao longo do caminho (cerca de 2 meses de preparação), onde vários parceiros apareceram junto conosco, como a Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia, e que através desta parceria os cursos foram feitos e aí nós tivemos a produção dos doces, do bolo; da maquiagem, manicure; e do cabelo das noivas. Também tivemos outros parceiros importantes que nos ajudaram, como os reeducandos da Penitenciária da Mata Grande que contribuíram fazendo as lembrancinhas, ou seja, as caixinhas de surpresas, distribuídas aos casais e que foram produzidas na marcenaria da unidade. Então esse evento foi uma junção de esforços para se chegar a este dia e proporcionar um dia inesquecível a todos estes casais que vão se unir hoje aqui”, disse Fabiana.

Falando sobre o casamento comunitário o prefeito José Carlos do Pátio, revelou: “olha, para nós é uma felicidade muito grande, ver as famílias cada vez se unindo mais. O casamento é o fortalecimento da família, e eu estou muito orgulhoso. Quero parabenizar a secretária Fabiana e toda a Secretaria de Promoção e Assistência Social, pela iniciativa em fazer esse casamento. Eu acho interessante o município de Rondonópolis, pois ele consegue propiciar a casa para a pessoa, a creche para o filho; a escritura da casa e o casamento. Pronto: fizemos uma família completa! Só esperamos que todos cumpram seu papel de casal e que conduzam a sua família com dignidade e dê um futuro melhor para os seus filhos”, disse satisfeito o prefeito.

INCLUSIVO

E o casamento comunitário que reuniu desde casais mais jovens até os mais experientes, teve também o seu momento inclusivo com a união homoafetiva de duas mulheres que resolveram regularizar a sua situação cível perante a sociedade. Jéssica e Luciana disseram o sim e vão de agora em diante formar mais uma família na sociedade de Rondonópolis.

Um casal de idosos também chamou a atenção, pelo inusitado da história. Eles se conheceram pela internet, Ele era de Barra do Garças (MT) e ela, de Alto Garças (MT). Eles se encontraram nas redes sociais, começaram a se conhecer e resolveram unir as suas vidas, numa nova oportunidade de sonho compartilhado.

Para o casal de jovens Adriano Silva Amaral e Estéfane Prates Alves, “o casamento comunitário está sendo uma oportunidade da gente estar dando continuidade ao nosso romance, pois nos amamos, e vamos continuar juntos nessa caminhada agora a dois”, disse Adriano.

Quem também compartilhou da ideia de felicidade nessa união foi o casal: Agnaldo Jesus dos Reis e Rosenilda Castro da Silva, que já coabitavam há quatro anos juntos e resolveram regularizar a união estável, consumando o casamento civil. “Esse casamento comunitário está sendo uma iniciativa bastante viável, não só para a gente, como para muitos aqui, que sonhavam em regularizar a sua situação de família diante da sociedade e não tinham condições. Então a prefeitura e a secretaria estão de parabéns pela iniciativa que está ajudando muito a gente e muitas futuras famílias”, disse o noivo entusiasmado.

O já tradicional Juiz de Paz, Jason José de Almeida, que ao longo de décadas oficiou milhares de casamentos na cidade, conduziu a parte legal de registro civil e deu o ar da legalidade da união dos casais, que doravante vão se constituir em 130 novas famílias da nossa sociedade.

O ambiente muito bem decorado do ‘Tulipas Eventos’, deu o ar de sonho realizado às noivas que independente da idade, comumente idealizam momentos mágicos, eternizados nas fotografias que guardarão com carinho estas lembranças para eles próprios, para os filhos, e os netos na posteridade, pois representa em imagens, o registro do nascedouro oficial da família, diante da sociedade.

Após a cerimônia do sim animada pela Bamur – Banda de Músicas de Rondonópolis e as respectivas assinaturas do registro civil, os casais, juntamento aos seus convidados, puderam se deliciar com um lauto jantar regado a refrigerantes, bolos e doces e bailar a valsa dos noivos.

A parte religiosa da celebração ficou por conta do Pastor Paulo Túríbio que levou até os casais a palavra de Deus.

Em razão do grande sucesso, com certeza muitos casais deverão futuramente se candidatar a regularização de suas relações conjugais, no casamento comunitário do próximo ano.

Assessoria

Artigos relacionados

- Advertisement -spot_img

Últimas Notícias