22.2 C
Rondonópolis
sexta-feira, maio 24, 2024

Buy now

Palestra e atendimentos com ginecologista abrem o Outubro Rosa na cidade

O Ambulatório de Atenção Especializada a Saúde da Mulher e da Criança (antigo CAISM), localizado na Vila Operária, abriu as portas ontem terça-feira (10) com uma programação especial, fazer a abertura oficial das atividades da campanha Outubro Rosa em Rondonópolis.

As mulheres que foram até a unidade buscar atendimento assistiram a uma palestra sobre a importância da prevenção do câncer de mama e também do câncer de colo uterino. O tema foi abordado pela enfermeira Lorena Mello, que é responsável pelo programa de saúde da mulher no município.

Durante toda a manhã o médico ginecologista atendeu as mulheres, especialmente as que são gestantes de alto risco. O planejamento familiar também esteve na programação das atividades do ambulatório.

Apesar de ter sido lançada nesta terça-feira, as ações do Outubro Rosa começaram com o publico interno da Secretaria de Saúde, onde as servidoras participaram da coleta de material preventivo do colo de útero.

Durante todo esse mês Todas as unidades de saúde vão intensificar os atendimentos com as mulheres com a realizar de exames preventivos (C.C.O), exames clínico de mamas, palestras, distribuição de materiais educativos, atividades em salas de espera e testes rápidos para sífilis, HIV e hepatite B. Os mesmos serviços também chegarão nas escolas e empresas do município que solicitarem a equipe da saúde da mulher.

Está previsto para o próximo sábado, 14, a realização de um pit stop na praça Brasil, com a utilização de faixas e distribuição de panfletos para chamar a atenção de condutores de veículos e pedestres sobre a importância da prevenção do câncer de mama.

No dia 21, as unidades vão abrir em horário especial para atender somente as mulheres com foco na coleta de material para exames preventivos contra o câncer.

Também faz parte do cronograma a participação na Caminhada Outubro Rosa, em parceria com Associação dos Pacientes Oncológicos de Rondonópolis-MT (APOR), no dia 21 de Outubro (sábado), prevista para começar às 16 horas, com largada e chegada em frente à Faculdade Fasipe.

Fonte: Rafael Vicentini – Gabinete de Comunicação 

Artigos relacionados

- Advertisement -spot_img

Últimas Notícias