22.2 C
Rondonópolis
terça-feira, junho 25, 2024

Buy now

GLEBA CARIMÃ|: Júnior Mendonça participa de entrega de títulos de propriedade rural

O vereador Júnior Mendonça (PT), presidente da Câmara Municipal de Rondonópolis, participou na manhã do último sábado (23.12), juntamente com o deputado estadual Valdir Barranco da mesma sigla partidária, superintendente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária-Incra em Mato Grosso, Editânio Santos de Oliveira e demais autoridades municipais e estaduais, da entrega de cerca de 60 títulos de propriedade rural às famílias assentadas na gleba Carimã em Rondonópolis.

Júnior Mendonça destacou mais uma vez a importância do alinhamento do governo municipal, Câmara de Vereadores de Rondonópolis através de sua presidência com o governo Lula, fator preponderante para alcançar os resultados das políticas públicas junto às comunidades.

“Estivemos aqui na gleba Carimã no dia 10 de outubro fazendo o alinhamento, firmando o compromisso com essa comunidade rural para a entrega dos títulos aos assentados, e hoje, 70 dias depois, isso é uma realidade. Hoje estamos beneficiando 60 famílias, mas nosso propósito é contemplar as 195 famílias que estão neste assentamento desde sua criação, em 1997”, Júnior Mendonça.

“Estamos titulando com responsabilidade porque é o ato final das famílias no assentamento, com o título levado ao cartório, registrado, que dá a posse e a segurança jurídica para a família”, disse o superintendente do Incra.

Dona Avaní Pereira Portela foi uma das assentadas contempladas, ela conta que chegou na gleba quando tudo começou:

“ Chegamos aqui em 1997 e não tinha nada, só a capoeira, tivemos que pegar na enxada, preparar a terra, morar debaixo de um barraco, até conseguirmos os primeiros resultados do nosso plantio. Depois da primeira colheita as coisas foram melhorando. Meu sonho sempre foi ser dona do meu pedacinho de chão e hoje, mais de 20 anos depois, graças ao governo Lula e aos políticos que estão junto com ele, eu consegui realizar meu sonho”, dona Avaní.

O governo federal vai entregar 1,5 mil títulos de propriedade para famílias assentadas de Mato Grosso.

Os títulos entregues pela União aos produtores são da modalidade de domínio, ou seja, ainda precisam de registro do cartório, o que é solicitado pelo próprio Incra na titulação de assentamentos da reforma agrária. Contudo, são definitivos para propriedade após registro e verificações cartoriais.

O título da terra é uma carta de alforria ao produtor e leva dignidade a quem produz, é também um avanço para garantir a produção de alimentos saudáveis, além do recebimento do título, as famílias já podem acessar o crédito rural e fazer novos investimentos em sua propriedade.

Artigos relacionados

- Advertisement -spot_img

Últimas Notícias