21.1 C
Rondonópolis
terça-feira, abril 23, 2024

Buy now

ZPE Mato Grosso liberada para funcionar e fomentará exportações, avalia Mauro

O governador Mauro Mendes declarou, hoje, que a Zona de Processamento de Exportações (ZPE) de Cáceres (220 km a Oeste) impulsionará a economia regional e de todo Estado. Hoje, foi recebida pelo governo a autorização da Receita Federal para iniciar as operações na ZPE, cujas obras foram retomadas, em 2020, e concluídas, em dezembro do ano passado, depois de ficarem mais de 30 anos paralisadas. “A ZPE vai dar vazão às nossas exportações e para a ampliação da indústria da região oeste, que tem um potencial para continuar expandindo. Ações como essa contribuirão para que esse crescimento ganhe ainda mais impulso e energia”, destacou o governador.

A ZPE de Cáceres é a terceira do Brasil e tem uma área de 240 hectares. Com investimento de R$ 16 milhões do Governo de Mato Grosso, o projeto foi dividido entre a área administrativa e mais cinco módulos, onde as empresas irão se instalar.  Mauro enfatizou que este é um momento histórico para Mato Grosso e reforçou o compromisso do Estado com o desenvolvimento em todas as áreas.

“Retomamos as obras e agora estamos dando esse passo decisivo com o alfandegamento da ZPE. Mato Grosso tem conseguido fazer grandes investimentos em todos os setores, de todos os municípios, e agora nós temos mais essa obra sendo entregue para a população mato-grossense”, analisou.

A prefeita de Cáceres, Eliene Liberato, afirmou que a chegada da ZPE é uma “virada de página” para a história do município. “Este momento está acontecendo porque o governador Mauro Mendes investiu, acreditou junto com sua equipe e fez toda aquela estrutura. Nossa região será outra depois dessa assinatura”, salientou. 

O superintendente Regional da Receita Federal, Antônio Baltazar, destacou que Mato Grosso apresenta o maior crescimento entre todos os Estados, com PIB três vezes acima da média nacional e com uma das maiores arrecadações. Ele também pontuou as vantagens a partir da implementação da ZPE em Cáceres.   “Traz geração de emprego, transferência de conhecimento, desenvolvimento e logística para o Estado continuar crescendo muito. Eu vejo o Centro-Oeste, principalmente Mato Grosso, como uma fronteira importante para o desenvolvimento do país. Nossas fichas estão apontadas para cá”, disse.

Também estiveram presentes na assinatura o vice-governador Otaviano Pivetta, os senadores Wellington Fagundes e Jayme Campos, a deputada federal Gisela Simona, o deputado estadual Valmir Moretto, os secretários de Estado Fábio Garcia (Casa Civil), César Miranda (Desenvolvimento Econômico) e Jefferson Neves (Cultura, Esporte e Lazer); o presidente da Fiemt, Silvio Rangel.

Só Notícias

Artigos relacionados

- Advertisement -spot_img

Últimas Notícias