O vice-governador de Mato Grosso, Otaviano Pivetta, se reuniu, na manha de ontem, em Pequim, com representantes do Governo Chinês, para fortalecer o relacionamento comercial e prospectar a diversificação de mercados para a exportação de novos produtos mato-grossenses para a China, que lidera a compra de soja, milho, carne de Mato Grosso.
Pivetta coordena a missão mato-grossenses, com representantes da Assembleia Legislativa, Aprosoja, Fiemt e Imac, e também houve renião com o presidente da Câmara Chinesa de Comércio para Importação e Exportação de Alimentos, Produtos Naturais e Subprodutos Animais (CFNA), Cao Derong. Foi detalhada a “importância de Mato Grosso para a segurança alimentar mundial” e reforçado que o Estado é quem “mais preserva o meio ambiente e produz alimentos”. Com apoio da câmara chinesa, o governo de Mato Grosso busca ampliar o comércio exterior com a China por meio da diversificação de mercados para além do que já é exportado atualmente, como grãos, algodão e carne, e apresentou as oportunidades de negócio no Estado.
Também hoje houve encontro com o vice-prefeito de Pequim, Gao Peng, e foi apresentado interesse de empresas chinesas em investir em Mato Grosso, estabelecer relações comerciais para importação e exportação de produtos manufaturados e industrializados, atendendo, principalmente, aos setores do agronegócio, construção e logística.
A última agenda do dia foi o evento Invest In Mato Grosso, direcionado a empresários locais e a abertura foi feita pelo vice-governador Otaviano Pivetta. A programação envolveu a apresentação das potencialidades de Mato Grosso e da Zona de Processamento de Exportação (ZPE) de Cáceres, que recebeu, há poucos dias, autorização para funcionamento. Desde o ano passado, diversas empresas chinesas têm vindo a Mato Grosso conhecer municípios para futuros investimentos e as instalações da zona de livre comércio. Em dezembro passado, o governo mato-grossense assinou memorando de entendimento com a Província de Hainan para promover o intercâmbio e a cooperação entre as ZPEs visando fortalecer a cooperação para facilitar o fluxo ordenado de mercadorias, serviços, capital, talentos e outros elementos.
Com a liberação da ZPE para funcionamento e a agenda da comitiva estadual na China, a expectativa é de que, nas próximas semanas, diversas empresas chinesas visitem Mato Grosso para conhecer o Estado e analisem a instalação de indústrias e acordos de parcerias para fornecimento de tecnologia.
A informação é da secretaria estadual de Comunicação.