Os contribuintes de Rondonópolis reclamam que o sistema de retirada de guias e boletos relativos ao IPTU deste ano não está funcionando via site do município.
Ao entrar na página do IPTU, o contribuinte recebe a informação que o sistema está indisponível. Muitos começaram a retirada das guias hoje, em razão que a data de vencimento do imposto para pagamento com 20% de desconto é justamente no dia 10 de dezembro.
“A gente está disposto a pagar, mas parece que o município, não quer arrecadar”, disse um contribuinte no Primeira Hora.
A prefeitura, no entanto, destaca que o contribuinte pode retirar pessoalmente no Paço Municipal. Por outro lado, há reclamação de filas para o atendimento.
A assessoria de imprensa do município, por outro lado, respondeu que trata-se de um problema pontual e que a empresa de tecnologia está resolvendo as Inconsistências no sistema.
O assunto chegou à Câmara de Vereadores na sessão da última quarta-feira (27). O vereador Paulo Schuh que é um dos líderes da oposição na Poder Legislativo chegou a propor a abertura de um novo prazo de pagamento do imposto com desconto. “Deveria colocar agora para o dia 20 de abril”, disse.
Para este ano, além do desconto de 20% para quem optar em pagar o imposto em parcela única, à vista, o contribuinte pode fazer o parcelamento em até seis vezes do IPTU 2024 a ser quitado, sendo ele de qualquer valor.
Lucas Perrone