22.2 C
Rondonópolis
sexta-feira, maio 24, 2024

Buy now

Com apoio de Medeiros, projeto cultural leva show gratuito de Nico e Lau para o município de Guiratinga

NESTE SÁBADO

A apresentação será em homenagem aos 70 anos do ator mato-grossense Ataide Arcoverde

O projeto Identidades, que tem o objetivo de fortalecer a cultura popular em Mato Grosso, desembarca neste sábado (27) no município de Guiratinga, na Região Sul do Estado. O evento, que é comandado pela dupla Nico e Lau, é totalmente gratuito e acontece a partir das 18 horas no Centro de Eventos da cidade. O projeto Identidades é realizado com apoio do deputado federal José Medeiros (PL-MT) que destinou emenda parlamentar para que a cultura seja promovida em todo o estado.

Além da apresentação da dupla Nico e Lau, a apresentação em Guiratinga vai contar com várias atrações, entre elas o grupo Coreanos do Forró, Bloco dos Caretas, Folia dos Santos Reis de Guiratinga e feira gastronômica. O evento deste sábado é em homenagem aos 70 anos do ator Ataide Arcoverde. Filho de Guiratinga, Ataide comemora este ano 50 anos de carreira.

“Vamos apresentar um documentário sobre a vida e obra desse grande ator brasileiro que é Ataide Arcoverde. São 50 anos de carreira orgulhando e dando alegria a Guiratinga e a Mato Grosso”, destaca o também ator Nico da dupla Nico e Lau.

Além de fortalecer a cultura regional, Nico revela que o projeto busca difundir as tradições existentes e integrar novas expressões.

“Mato Grosso é um estado enriquecido pela diversidade de imigrantes de várias regiões do país, tornou-se um autêntico mosaico cultural. No entanto, em algumas regiões a cultura tradicional perdeu espaço, sendo muitas vezes preterida em favor de outras expressões. O projeto ‘Identidades’ tem como propósito trabalhar o sentimento de pertencimento e o fortalecimento das raízes culturais, difundindo as manifestações populares tradicionais, como dança, canto e música, características da identidade cultural do Vale do Rio Cuiabá e do Pantanal”. Ele acrescentou que o projeto já foi levado aos municípios de Cuiabá, Chapada dos Guimarães e Rondonópolis.

Para atingir esses objetivos, o projeto vai realizar 18 eventos em Mato Grosso protagonizados pela dupla humorística, bem como por grupos folclóricos e musicais tradicionais selecionados em cada região, conforme estabelecido junto ao Ministério da Cultura e líderes comunitários. Além disso, para fortalecer as comunidades e escolas, serão realizadas 18 palestras sob o título “Balaio da Cultura Popular”, sendo nove com o tema “O Marketing na Cultura Popular” e nove com o tema “O Riso na Cultura Tradicional”.

“Apoiar um projeto popular e que promove a cultura e as tradições do nosso estado é gratificante. O projeto Identidades é realizado por artistas de Mato Grosso e dá oportunidade para novos talentos regionais. Democratizar a cultura e levá-la para comunidades que muitas vezes não têm acesso a eventos gratuitos é o objetivo de Identidades e por isso tem o nosso apoio”, ressalta o deputado federal José Medeiros, que destaca ainda o talento e generosidade da dupla Nico e Lau.

“Importante destacar o compromisso da dupla Nico e Lau, que é conhecida nacionalmente, com a população mato-grossense em realizar um projeto com grande alcance social”.

ASSESSORIA

Artigos relacionados

- Advertisement -spot_img

Últimas Notícias