22.2 C
Rondonópolis
sexta-feira, maio 24, 2024

Buy now

Feira da Vila Aurora conta, agora, com Barraca do Artesanato Indígena

Cocares, bolsas de palha, adornos e acessórios indígenas são algumas das peças que o rondonopolitano já pode encontrar às sextas-feiras na Feira da Vila Aurora. É que, na última semana, foi inaugurada no local uma barraca onde serão comercializados produtos confeccionados pelos Bororo da região de Rondonópolis.

Estruturado pela Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária (Semap), o projeto é um ideal concebido há algum tempo e que, agora, se concretiza, conforme compartilha o gestor da Pasta, Ramon Borges Figueira: “Desde que eu assumi a Secretaria, os povos indígenas são uma das minhas prioridades. Então, somamos a sugestão do servidor Humberto de Campos com esse meu anseio e o desejo do prefeito José Carlos do Pátio, que alimentou o sonho de ter um lugar para exportar os artigos trabalhados pelos índios, e, a partir daí, procurei a Associação dos Feirantes de Rondonópolis para, juntos, viabilizarmos o espaço para comercialização do artesanato feito por essa população”

Inédita, segundo o secretário, a iniciativa visa fortalecer e divulgar a arte e a cultura dos povos originários. “Essa é a primeira vez que se abre um ambiente para exportar a mercadoria indígena, podendo ser considerado um marco da nossa Gestão. Os valores das vendas são conhecidos das Índias que expõem na barraca. Mas, o principal, não é apenas uma fonte de renda para os indígenas, e, sim, a divulgação e preservação da sua cultura”, comenta o titular da Agricultura.

Ramon Frisa que o foco do projeto é a inclusão do artesanato indígena no comércio da feira, fomentando a produção dessa comunidade e, aproveitando, especialmente, a proximidade da aldeia dela com o centro urbano. “O objetivo é manter a tradição cultural dos Boe Bororo, tornando conhecida sua arte e contribuindo para o fortalecimento da identidade indígena e de suas tradições como um reconhecimento desses povos na história e na cultura de Rondonópolis”, ressalta o responsável pela Semap.

A Barraca de Artesanato Indígena fica na entrada da Feira da Vila Aurora, no portão da lateral do estacionamento.

Fonte: Roberta Azambuja 

Artigos relacionados

- Advertisement -spot_img

Últimas Notícias