24.7 C
Rondonópolis
domingo, junho 16, 2024

Buy now

Segunda-feira (27) começa vacinação contra poliomielite

A partir de amanha segunda-feira, 27 de maio, as unidades de saúde estarão com as atenções voltadas para as crianças com o início da campanha nacional de vacinação contra a poliomielite. Todas as unidades de saúde já estão preparadas e com estoque de vacinas suficientes para imunizar todas as crianças do grupo prioritário.

O objetivo da campanha nacional é reduzir o risco de reintrodução do poliovírus no Brasil e empreender esforços para a erradicação da poliomielite.

As equipes de enfermagem e técnicas estão capacitadas e vão começar a receber as crianças para tomar a gotinha contro a polio a partir das 7 hs. Rondonópolis tem atualmente 19.141 crianças que pertencem ao grupo prioritário, de zero à cinco anos e a meta estipulada pelo Ministério da Saúde é que sejam vacinadas 95% desse público.

Para a secretária de Saúde do município, ione Rodrigues, esse é o momento de ficar ainda mais atento com a saúde das crianças, especialmente contra a poliomielite. Ela reforçou que todas as unidades básicas de saúde vão atender às crianças com até cinco anos para fazer a imunização contra a polio no período das 7hs às 10h30 e das 13h30 até as 16h30, de segunda a sexta-feira.

O último caso de poliomielite no Brasil ocorreu em 1989, e em 1994 o País recebeu a

certificação de área livre de circulação do poliovírus selvagem. No entanto, em 2023 o País foi classificado como de alto risco para a reintrodução do poliovírus pela Comissão Regional para a Certificação da Erradicação da Poliomielite na Região das Américas, por isso sempre o esforço em imunizar o maior número de crianças em todo o Brasil.

No ano passado, a intensificação do trabalho da Saúde, Rondonópolis alcançou 72,75% de cobertura das vacinas de rotina.

Fonte: Rafael Vicentini – Gabinete de Comunicação

Artigos relacionados

- Advertisement -spot_img

Últimas Notícias