22.2 C
Rondonópolis
terça-feira, junho 25, 2024

Buy now

Exportações de carne de frango do Brasil batem recorde com 471 mil toneladas

O Brasil exportou 471 mil toneladas de carne de frango, um aumento de 15,5% em comparação ao mês anterior e de quase 11% em relação a abril de 2023. Esse volume inclui frango inteiro, cortes, produtos industrializados e carne de frango salgada. Os dados são da Secretaria de Comércio Exterior (SECEX) do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC).

Este número não só estabelece um novo recorde para abril, como também se posiciona como o segundo maior volume mensal já registrado pelo setor, ficando atrás apenas das 504,5 mil toneladas exportadas em março do ano passado.

Graças a esse desempenho, a queda acumulada no ano diminuiu consideravelmente. Enquanto o primeiro trimestre apresentou um déficit de quase 7,5%, agora a diferença em relação ao mesmo período de 2023 é de menos de 3%, o que equivale a cerca de 50 mil toneladas, aproximadamente dois dias de embarques.

No acumulado dos últimos 12 meses, o setor continua a mostrar crescimento, com um aumento de 2,18% em comparação ao período anterior.

Além do volume significativo, abril também marcou o primeiro aumento anual na receita cambial, superando em mais de 5% a receita de abril de 2023, apesar do preço médio ainda ser inferior ao do ano passado.

No entanto, esse ganho não foi suficiente para compensar as reduções registradas no quadrimestre e nos últimos 12 meses, com quedas de 11,41% e 8,37%, respectivamente, em comparação com os períodos anteriores.

Fonte: Pensar Agro

Artigos relacionados

- Advertisement -spot_img

Últimas Notícias