A Prefeitura de Rondonópolis, com imenso pesar, decreta luto oficial na Administração Pública Municipal de 28 a 30 de junho pelo falecimento da senhora Edith Franco Junqueira, aos 88 anos, ocorrido na última quinta-feira (27), em Brasília (DF).,
Servidora pública aposentada, Edith é mãe do prefeito José Carlos do Pátio e morava na capital federal há vários anos. Além do prefeito, ela teve outros três filhos: Valéria Cristina, Alfredo de Castro e Vânia de Castro.
Natural de Prata, Minas Gerais, Edith veio para Rondonópolis acompanhando o pai do prefeito José Carlos do Pátio, Altamirando Araújo, conhecido pelos amigos como “Cavalo Velho” e falecido em 2021.
Os dois se conheceram na Universidade Federal de Uberaba, em Minas Gerais. Casados vieram para Rondonópolis nos anos 70, depois de morarem em São Paulo e Londrina.
Ao lado de Altamirando, primeiro dentista da região, Edith, que era advogada e professora de Letras com especialização em Inglês, desenvolveu vários projetos sociais, como, por exemplo, o grupo de teatro ‘Patrulheiros’, reconhecido inclusive fora do país pelo atendimento de crianças carentes da cidade.
Depois, o casal se mudou para Brasília para acompanhar os filhos que foram estudar na capital federal. Lá, ela passou no concurso para delegada da Polícia Civil do Distrito Federal, sendo a primeira mulher ocupar este cargo em Brasília.
Com a separação de Altamirando, que voltou para Rondonópolis, com o filho José Carlos do Pátio, ela permaneceu morando em Brasília.
O prefeito José Carlos do Pátio, que na semana anterior esteve em Brasília para visitar a mãe no Hospital, onde estava internada em estado grave, voltou ontem, acompanhado da esposa Neuma de Moraes e filhos, para o Distrito Federal, onde o corpo de Edith deve receber as últimas homenagens e ser sepultado na manhã deste sábado (29).
Gabinete de Comunicação