Candidata assinou carta se comprometendo a promover a sustentabilidade urbana e qualidade de vida
A candidata à prefeitura de Várzea Grande pelo PL, Flávia Moretti, assinou a “Carta Aberta aos Candidatos Municipais” apresentada pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Mato Grosso (CAU/MT) comprometendo-se a promover a sustentabilidade urbana e a qualidade de vida dos moradores de Várzea Grande. A iniciativa busca dar visibilidade a políticas públicas contínuas, que contribuam para o desenvolvimento de Várzea Grande de forma digna e justa, fundamentadas em princípios sólidos de planejamento urbano e ambiental.
O documento apresentado pela presidente do CAU/MT, Lise Bokorni, propõe diretrizes a serem executadas pela gestão municipal, entre elas: o planejamento da cidade; a elaboração de planos diretores participativos; o investimento em políticas públicas voltadas para habitação, saúde pública e meio ambiente; além de ações de valorização da arquitetura e do urbanismo.
Lise Bokorni defendeu a participação de profissionais da arquitetura e do urbanismo na gestão municipal, uma vez que esses profissionais possuem uma visão técnica sobre questões que envolvem o planejamento e o desenvolvimento urbano.
“É uma forma de aproximar o Conselho e os profissionais arquitetos e urbanistas do meio político e da gestão municipal. Com isso, os gestores promovem um ambiente urbano mais eficiente, inclusivo, sustentável e dinâmico para todos os cidadãos”, destacou.
Flávia relatou que grande parte das recomendações apresentadas pelo órgão está contemplada em seu plano de governo, por meio da central de projetos. Ela garantiu que trabalhará para que os espaços urbanos sejam adaptados para atender adequadamente a todos os cidadãos e afirmou que contará com a participação do Conselho em sua futura gestão.
“A criação da central de projetos foi incluída no meu plano porque percebo que Várzea Grande perde diversas oportunidades de investimento por falta de projetos adequados. Por meio desse departamento, será possível buscar recursos e atrair investidores, além de fazer com que o município se torne um indutor de inovações”, explicou Flávia Moretti.
A candidata a prefeita complementa que esse departamento será formado por um grupo multidisciplinar, composto por engenheiros, arquitetos e economistas, empenhados na criação e no desenvolvimento de projetos multissetoriais que contribuam para um crescimento sólido e contínuo do município.
“Esse grupo terá um trabalho sistêmico, observando Várzea Grande de uma perspectiva macro para identificar oportunidades de melhorias em todas as áreas possíveis do município, contribuindo para o fomento de mais recursos e novas soluções para as demandas da população. Assim, conseguiremos potencializar nossas vocações e propor alternativas para o desenvolvimento da cidade”, finalizou Moretti.
ASSESSORIA