VÁRZEA GRANDE
Candidata a prefeita pelo PL é a que mais cresceu nas intenções de voto
Pesquisa divulgada pelo Índice Pesquisas, nesta segunda-feira (23), mostra que a advogada Flávia Moretti (PL) disparou na corrida pela Prefeitura de Várzea Grande, alcançando 32% das intenções de voto. Em contrapartida, o atual prefeito e candidato à reeleição, Kalil Baracat (MDB), caiu 10 pontos, destacando o crescimento da candidatura de Moretti, que tem como vice o empresário Tião da Zaeli (PL).
Na pesquisa anterior, realizada pelo Instituto Gazeta Dados e divulgada na última semana (18), Kalil liderava com 58% das intenções de voto na modalidade estimulada, enquanto Flávia somava apenas 20%. No novo levantamento, Flávia cresceu 12 pontos, enquanto Kalil perdeu 10, caindo para 48%.
A professora Leliane Borges (PT), deputados Federação Brasil da Esperança, composta por partidos de esquerda como PT, PV e PCdoB, aparece em terceiro lugar, com 7% das intenções de voto. O candidato Miltão, do PSOL, registra 3,5%.
O número de eleitores indecisos ou que não responderam caiu expressivamente em comparação à pesquisa anterior. Antes, esse grupo somava 18,35%, mas no novo cenário, apenas 9,5% declararam não saber em quem votar para a Prefeitura de Várzea Grande.
Na modalidade espontânea, quando não são apresentados nomes de candidatos ao entrevistado, Baracat registrou uma queda significativa, passando de 47,52% para 39%. Por outro lado, Moretti teve um crescimento, avançando 0,71 ponto percentual, alcançando 16% das intenções de voto.
A professora Leliane Borges e o candidato Miltão também apresentaram crescimento nesta modalidade. Na pesquisa anterior do Instituto Gazeta Dados, a petista aparecia com 0,89% das intenções de voto e agora soma 5,5%. Miltão, que tinha 0,13%, subiu para 2%. Os entrevistados que não sabem ou que indicaram nenhum candidato somam 37,5%.
No quesito rejeição, na modalidade estimulada, Kalil Baracat lidera com 37,5% dos entrevistados afirmando que não votariam nele “de jeito nenhum”. As principais razões mencionadas foram má gestão, cidade abandonada, oportunidades anteriores desperdiçadas, sua ligação com a família Campos e a falta de melhorias. Miltão tem 11% de rejeição, seguido pela Professora Leliane, com 5,5%. Flávia Moretti é a candidata com menor rejeição, apenas 3,5%.
Dados
A pesquisa foi registrada sob o número MT-01537/2024 no TRE-MT e ouviu 400 pessoas entre os dias 17 e 20 de setembro, em 65 bairros de Várzea Grande. Utilizando a metodologia Survey, foi aplicado um questionário semiestruturado em campo. A margem de erro é de cinco pontos percentuais para mais ou para menos, com um intervalo de confiança de 95%. Isso significa que, se realizadas 100 pesquisas, em 95 delas os resultados seriam semelhantes, dentro da margem de erro.
Dos entrevistados, 54% eram mulheres e 46% homens. Quanto à escolaridade, 5,43% eram analfabetos, 24% tinham o ensino fundamental completo ou incompleto, 51,82% possuíam o ensino médio completo ou incompleto, e 18,75% tinham ensino superior completo ou incompleto.
ASSESSORIA