Plano de governo inclui investimentos para tornar a educação de Rondonópolis uma referência
Na reta final da campanha para a Prefeitura de Rondonópolis, o candidato Cláudio Ferreira (PL) reforçou seu compromisso com a educação, afirmando que, em dois anos, todas as creches do município funcionarão em período integral. A proposta faz parte de um plano mais amplo que busca transformar a educação local.
“Pensa comigo, como você vai trabalhar 8 horas por dia se seus filhos só ficam 4 horas na creche? Não dá, né? Para resolver isso, vamos colocar todas as creches em período integral. Assim, pais e mães terão tranquilidade para trabalhar, sabendo que seus filhos estão em segurança, recebendo boa educação e sendo bem cuidados. Esse é o nosso compromisso com você”, afirmou Cláudio Ferreira.
A proposta de Cláudio visa garantir que as creches funcionem o dia todo, incluindo o horário de almoço e durante os 12 meses do ano. Durante um programa eleitoral, Katiucia Tavares relatou como a falta de creches integrais impactou sua vida profissional, levando-a a perder uma promoção. “Na empresa, eu trabalhava como vendedora e depois fui promovida para a liderança. E nesse cargo eu teria que trabalhar em horários alternativos, nos intervalos dentro da empresa e, com isso, eu não tinha como sair para ficar com os meus filhos, por isso eu perdi a liderança, voltei a ser vendedora, mas os problemas continuaram e eu tive que me desligar, pedi conta por não ter onde deixar meus filhos. Nós temos duas creches aqui, na minha quadra aqui embaixo tem uma creche e, três quadras para frente, temos outra. Só que tanto uma quanto a outra só ao meio período”, contou.
Além das creches, Cláudio Ferreira pretende transformar unidades de educação fundamental em escolas de tempo integral, uma em cada um dos nove polos educacionais da cidade.
Uma das principais preocupações do liberal também são os índices da qualidade da educação municipal que caíram. Em 2023, enquanto o Mato Grosso avançou no IDEB, a nota que mede a qualidade da educação, Rondonópolis caiu de 5,9 para 5,6. Para Cláudio Ferreira e seu vice, Dr. Altemar Lopes, a falta de educação pública de qualidade prejudica o futuro dos seus filhos e netos e em consequência, prejudica também o futuro do município.
“Hoje, não existe compromisso da atual gestão com a qualidade da educação básica em Rondonópolis”, criticou Cláudio Ferreira. “Mas em nosso governo, até o segundo ano de mandato, queremos deixar todas as creches no período integral. A gente não pode perder o timing da educação. Vamos fazer uma gestão inspiradora. Vamos transformar a educação básica de Rondonópolis na melhor do Brasil. Estamos decididos a mudar o que for preciso e esse é o nosso compromisso com cada cidadão. Vamos levar educação básica de qualidade para todas as crianças de Rondonópolis”, reforçou o candidato à prefeitura.
Outra proposta de Cláudio é criar bonificações para os professores. “O nosso programa Escola Nota 10 vai estimular professores a se qualificarem e serem melhor remunerados com bonificação na forma de 14º e 15º salário. Garantindo um ensino e aprendizado de qualidade, Rondonópolis vai avançar no IDEB e a nossa educação vai ser referência no Brasil”, disse o liberal.
O candidato destacou ainda seu compromisso com a inclusão de crianças atípicas na educação pública, com a garantia de atendimento especializado nas escolas em Rondonópolis.
“Cláudio foi a primeira pessoa que, antes de entrar na educação. Ingressar na vida política, perguntou pra mim sobre a minha situação como mãe atípica. Isso me marcou, porque, assim, é uma pergunta que você não costuma ouvir”, disse a professora Lilian Regina.
O Plano de Governo de Cláudio e Altemar ainda prevê a criação do programa Escola Digital, com a implantação de material escolar integrado a softwares, além de computadores e internet de qualidade para facilitar o aprendizado e o trabalho dos docentes, o Programa Sempre Presente que visa combater a evasão escolar, inspirado no “Busca Ativa Escolar”; o Programa Merenda Top descentraliza a compra da merenda escolar, garantindo alimentos de qualidade nutricional; e o programa Família Educadora vai estimular a participação da família na educação dos filhos no processo de ensino e aprendizagem.
Além disso, a coligação pretende criar salas de recursos multifuncionais, oferecendo atendimento especializado para crianças, especialmente as com deficiência; e criar uma Escola Agrícola Municipal e a garantir a gestão pedagógica para escolas indígenas.
ASSESSORIA