O baixo nível do Rio Vermelho em Rondonópolis continua causando preocupação. Isso porque, segundo a Defesa Civil Municipal, o nível da água subiu apenas 0,10 centímetro desde o retorno das chuvas em setembro.
Atualmente com 1,20 metro, o nível do Rio Vermelho é considerado bastante baixo para o período, pois pode afetar a captação de água pelo Serviço de Saneamento Ambiental de Rondonópolis (Sanear).
O baixo nível, inclusive, já levou o Sanear a interromper captação duas vezes em outubro, o que impactou o fornecimento de água na cidade, já que cerca de 40% dos bairros são abastecidos pela água da captação do Rio Vermelho.
Apesar das chuvas terem voltado após uma das maiores secas da história de Mato Grosso, a quantidade ainda está abaixo da média para o período conforme dados da estação meteorológica do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Em outubro, a estação mostra que foram registrados 106.2 mm de chuvas em Rondonópolis, quantidade um pouco abaixo da média que é de 140 mm.
DIAS CHUVOSOS
Para esses primeiros dias de novembro, contudo, o Instituto prevê dias chuvosos. Nesta semana, a previsão é de chuva até sábado (9). O Inmet, inclusive, emitiu ontem (5), alerta laranja de chuvas intensas para a cidade válido até hoje (6).
Pode ocorrer chuvas entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, além de ventos intensos (60-100 km/h). Há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
A previsão para hoje (6), quinta-feira (7), sexta-feira (8) e sábado (9) é de pancadas de chuvas e trovoadas isoladas. A temperatura não deve passar dos 30ºC nestes próximos dias e não deve ficar abaixo de 23ºC.
Fonte Danielly Tonin