20.5 C
Rondonópolis
terça-feira, junho 25, 2024

Buy now

APROFIR-MT em missão técnica visita órgão regulador de irrigação do Nebraska

A Associação dos Produtores de Feijão, Pulses, Grãos Especiais e Irrigantes de Mato Grosso (APROFIR-MT), representada pela sua diretoria e associados, e acompanhada por deputados estaduais, realizaram uma visita técnica nesta quinta-feira (11), nas cidades de York e Lincoln, em Nebraska, nos Estados Unidos, o Nebraska Association of Resources Districts (NARD), órgão que regulamenta a gestão, desenvolvimento e proteção do solo e dos recursos hídricos dentro dos limites dos 23 Distritos que compõem o estado.
O grupo conheceu primeiro um destes distritos, o The Upper Big Blue Natural Resources District, em York. Para o presidente da APROFIR-MT, Otávio Palmeira, a oportunidade de conhecer efetivamente o funcionamento deste modelo de gestão hídrica é de grande valia para o setor em Mato Grosso. “Tivemos um conhecimento muito claro de como eles fazem a gestão e a administração dessa atividade, e o que é muito interessante porque eles são eleitos pela sociedade, porém é uma junção do setor público com o privado. E a gestão funciona muito bem porque a administração tem caráter privado, apesar de que os recursos são da esfera pública, e é isso, que nós temos que entender melhor, como podemos praticar adaptando para a nossa realidade em Mato Grosso, para que possamos ter um dinamismo melhor da área dos recursos hídricos”, disse.
O diretor geral do distrito The Upper Big Blue Natural Resources District(NRD), David Eigenberg, explicou sobre o trabalho do instituto dentro dos limites de York. “O NRD que é o distrito de recursos naturais em Nebraska, eles regulam o uso de água subterrânea e de superfície no estado, eles foram criados em 1972 pelo governo de Nebraska, e foram criados com tecnologia agrícolas e para comunidade se tornou um nível de sustentabilidade aprimorado”, destacou.
Na segunda parte da agenda do dia, a missão conheceu em Lincoln, o Nebraska Association of Resources Districts (NARD), que é a associação responsável pelos 23 distritos de recursos naturais do estado do Nebraska, o grupo foi recepcionado pelo diretor de programas e parcerias, Dustin Wilcox. “ O nosso trabalho na associação é basicamente coordenar os estudos e a gestão dos recursos hídricos de todos os NRDs, que são as regiões de manejo da irrigação, e representar isso em um nível estadual e federal também. E estamos muito orgulhosos, gratos e animados por ter esta oportunidade de trocas de informações, principalmente com a equipe brasileira, pois sempre fazemos isso com os estados daqui. Mas é muito interessante para nós, pois é um modelo de gestão de recursos hídricos que temos muito orgulho de ter desenvolvido e que funciona muito bem para nós”, explicou.
O deputado estadual e presidente da Comissão do Meio Ambiente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (AL-MT), Carlos Avallone (PSDB), avaliou de forma positiva a visita técnica ao estado do Nebraska promovida pela APROFIR-MT. “Primeiro queremos agradecer a APROFIR por ter feito o convite e ter preparado uma viagem com a transmissão de tanto conhecimento, e na realidade nós saímos daqui com informações importantíssimas que iremos retransmitir aos nossos colegas deputados, porque ficou muito claro, com a presença do governador e sua equipe, que o Estado tomou a decisão de estudar, o que é muito importante e preparar o Mato Grosso para a irrigação. Para nós como legisladores é fundamental que entendamos como funciona o monitoramento das águas subterrâneas, e é isso que nos últimos dias estamos aqui concentrados em aprender, conhecer e depois levar toda essa experiência para o Mato Grosso”, finalizou.
De acordo com o estudo, atualmente a área irrigada do Brasil é de 8,2 milhões de hectares e Mato Grosso responde por 178 mil hectares. A análise realizada mostra que o potencial efetivo de expansão de áreas irrigadas no Brasil é de 13,6 milhões de hectares e Mato Grosso é o que possui a maior capacidade de crescer, podendo saltar para até 3,9 milhões de hectares.
O grupo também aproveitou a estadia em solo americano, para visitar empresas gigantes mundiais do setor de irrigação, a Lindsay Corporation e a Valley Irrigation, que tem sedes em Omaha, capital do Nebraska.

ASSESSORIA

Artigos relacionados

- Advertisement -spot_img

Últimas Notícias