22.2 C
Rondonópolis
quinta-feira, maio 23, 2024

Buy now

Macron recebe cacique Raoni antes de Cúpula que terá presença de Lula

O presidente da França, Emmanuel Macron, se encontrou no último domingo (4) com o cacique Raoni, de 93 anos, ativista da luta pela defesa da Amazônia e dos povos indígenas.

A visita antecede a “Cúpula por um Novo Pacto Financeiro Global”, ou reunião sobre economia verde, como vem sendo chamada, que ocorrerá na capital francesa em 22 e 23 de junho, e que  contará com a presença do presidente Lula.

O evento abordará uma reforma dos bancos multilaterais de desenvolvimento e o financiamento das “tecnologias verdes”, pautadas pela sustentabilidade, baixa emissão de carbono e redução dos impactos sobre o meio ambiente.

Na publicação com o cacique, Macron escreveu que o trabalho de Raoni é “preservar as florestas tropicais e garantir o respeito aos direitos dos povos indígenas”.

“Esse é o trabalho da sua vida, sua luta pela humanidade”, disse o presidente francês se referindo ao líder indígena da etnia caiapó. “Estamos atentos ao que nos diz Cacique Raoni, a 18 dias da Cúpula de Paris para um Novo Pacto Financeiro Global que o mundo precisa”.

Na confirmação de sua presença no evento, Lula escreveu nas redes sociais que “o Brasil tem se reintegrado ao mundo, dialogando e construindo parcerias, em buscas de melhores oportunidades para nosso país, e um mundo com mais cooperação e desenvolvimento sustentável”.

“Obrigado pelo convite, amigo”, finalizou o presidente brasileiro marcando o chefe de Estado francês na postagem.

IG NOTÍCIAS

Artigos relacionados

- Advertisement -spot_img

Últimas Notícias