31.6 C
Rondonópolis
segunda-feira, abril 15, 2024

Buy now

Em parceria com a Fecomércio, Cláudio Ferreira levou os exames gratuitos para o município

O deputado estadual Cláudio Ferreira (PTB) comemorou o sucesso dos atendimentos oferecidos pela Carreta Sesc Saúde da Mulher em Rondonópolis, que encerrou os trabalhos, na última sexta-feira (14), com aproximadamente 3 mil exames médicos de mamografia e papanicolau realizados de forma gratuitos para mulheres do município e da Região Sul.

Em parceria com a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Mato Grosso (Fecomércio-MT) e a Santa Casa, o deputado Cláudio Paisagista levou os exames para Rondonópolis como o objetivo de ampliar o acesso à saúde e reduzir a fila de espera para exames que podem salvar vidas, uma vez que é feito o preventivo e o diagnóstico precoce do câncer de mama e do colo do útero.

De acordo com a Fecomércio, o objetivo foi alcançado antes do prazo previsto e a fila de atendimento da carreta foi zerada em Rondonópolis.

“O público feminino de Rondonópolis soube aproveitar a oportunidade. Quero agradecer a toda equipe da Fecomércio e da Santa Casa de Rondonópolis pela parceria e empenho para que o projeto atingisse as metas que estabelecemos quando firmamos essa parceria”, destacou Cláudio Ferreira.

O parlamentar ressalta ainda que a avaliação é muito positiva, principalmente pelo resultado que foi alcançado. “Nos surpreenderam os números da Carreta da Saúde da Mulher. Fico muito feliz em ver que as mulheres compreenderam a importância da prevenção e abraçaram a nossa iniciativa. Essa é uma das ações mais importantes do nosso mandato, pois oportunizou a milhares de mulheres de Rondonópolis e região exames gratuitos e a oportunidade de prevenir contra essa grave doença”, comentou o deputado Cláudio.

O serviço de saúde da unidade móvel do Sesc foi executado por uma equipe multiprofissional e teve início no mês de maio de 2023. Além dos exames, foram promovidas ações educativas de promoção à saúde da mulher.

Dados do Consórcio Regional de Saúde da Região Sul de Mato Grosso no período de janeiro a abril de 2023 cerca de 1.972 mulheres foram atendidas com exames de mamografia e papanicolau em várias cidades da Região Sul de Mato Grosso. Já a Carreta de Saúde realizou quase 3 mil exames em cerca de cinquenta dias de funcionamento, garantindo o sucesso da ação.

Os exames realizados na carreta foram encaminhados para o Hospital de Barretos, que é referência nacional em tratamento oncológico, para as respectivas análises. Após a análise, os laudos estão sendo enviados para a Santa Casa, que dará prosseguimento ao atendimento.

Para Lígia Maria Gonçalves dos Santos, moradora de Rondonópolis, a oferta dos exames gratuitos foi importante para as mulheres da cidade, uma vez que muitas não fazem o preventivo em função da longa fila de espera no Sistema Único de Saúde (SUS) e do alto custo na iniciativa privada.

“Eu estou muito feliz em poder fazer esses exames. Fui muito bem atendida e se a carreta voltar no próximo ano eu vou fazer novamente. Agradeço o deputado Cláudio e ao Sesc”, afirmou.

ASSESSORIA

Artigos relacionados

- Advertisement -spot_img

Últimas Notícias