21.1 C
Rondonópolis
terça-feira, abril 23, 2024

Buy now

Polícia Federal e Receita cumprem 50 mandados de busca e apreensão de eletrônicos em Sinop, Alta Floresta e mais 4

A Polícia Federal e a Receita Federal deflagraram, na manhã de ontem, a operação SIGN OFF para desarticulação de organização criminosa responsável por complexo esquema financeiro desenvolvido para o pagamento de produtos de origem estrangeira que são vendidos no mercado paralelo de eletrônicos. 180 policiais e 74 auditores-fiscais e analistas tributários da Receita cumprem 50 mandados de buscas e apreensões em Sinop, Alta Floresta, Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis, Ribeirão Preto (SP) e Ponta Porã (MS). Foram apreendidos celulares de última geração, de alto valor, em uma loja em Cuiabá. Em outro endereço, foram apreendidos equipamentos de som, dentre outros. Em Sinop, foi cumprido mandado de busca em uma loja, na região central.

A PF esclareceu que eram feitas postagens, em redes sociais, de Iphone, Ipad, vídeo game e caixa de som comercializados de forma ilegal, vindos do Paraguai, sem recolhimento de impostos. A justiça mandou suspender as atividades econômicas de 5 empresas intermediadoras dos recursos, sequestro de bens móveis e imóveis, bloqueio de criptoativos e valores em contas bancárias. Os mandados foram expedidos pela quinta Vara Federal Criminal.

Nas investigações, foi identificado que o grupo investigado movimentava altos valores recebidos dos comerciantes de eletrônicos em contas de empresas “de fachada”, registradas em nome de interpostas pessoas (“laranjas”), visando dissimular a origem e a finalidade de remessa de valores ao exterior para o pagamento de eletrônicos. Somente em 1 ano e meio, o esquema teria movimentado mais de R$ 120 milhões.  

Além dos responsáveis, os mandados de busca foram cumpridos em endereços relacionados aos comerciantes e fornecedores identificados no curso do inquérito policial.  Os investigados poderão responder pelos crimes de descaminho, organização criminosa, evasão de divisas e lavagem de capitais. As penas somadas podem ultrapassar 20 anos de prisão.  

Sign Off é um termo em inglês que significa término, encerramento. Sua utilização como nome da operação faz referência a um de seus objetivos: encerrar o complexo esquema financeiro identificado, informa a assessoria da PF.

Redação Só Notícias

Artigos relacionados

- Advertisement -spot_img

Últimas Notícias