25.1 C
Rondonópolis
segunda-feira, abril 15, 2024

Buy now

Sinfra dá sequência a projeto de modernização da iluminação, que passará a ser de LED em toda a Rondonópolis

Economia, alta luminância, vida útil longa e baixa emissão de calor são algumas características da iluminação de light emitting diode, que gerou o acrônimo em inglês LED que, em português, significa diodo emissor de luz. Todas essas qualidades levaram a Prefeitura de Rondonópolis a optar por substituir as lâmpadas convencionais das vias públicas da cidade por essa moderna tecnologia de iluminação.

“A iluminância é a capacidade de clarear, iluminar um ambiente”, explica Bruno Castilho, engenheiro eletricista da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Sinfra), Pasta responsável pela execução do projeto. Ele, que é o fiscal do contrato, também comenta: “Duas empresas estão fazendo a troca da iluminação, que são a Enron e a Eletro Tartari. A primeira já instalou 2.934 lâmpadas em várias regiões da cidade e a segunda, 10.314”. Ao todo, segundo Bruno, já são mais de cem bairros beneficiados por essa programação.

Atualmente, de acordo com o engenheiro, entre os bairros onde está sendo implantada essa mais recente ferramenta geradora de espectro luminoso estão o Maria Amélia, o Granville, o Canaã, a Vila Mineira e o Parque Universitário. “Ainda esta semana vamos iniciar a troca da iluminação na região do Iguassu”, pontua o fiscal do contrato.

Bruno compartilha que a intenção é abranger a cidade inteira com LED, universalizando-a no município. “Além do consumo de energia ser menor, reduzindo os gastos com iluminação, a ampla iluminância que esse tipo de lâmpada proporciona garante maior segurança à população”, observa o engenheiro, que informa, ainda, que os investimentos no projeto completo, da ordem de R$9.474.465,55 milhões, são oriundos de um convênio com o Governo do Estado de Mato Grosso a partir do Programa MT Iluminado – em que o governo estadual fornece as luminárias à Prefeitura e esta participa ofertando a mão de obra para a instalação do dispositivo de luz.

Gabinete de Comunicação 

Artigos relacionados

- Advertisement -spot_img

Últimas Notícias